Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taça de Portugal revalidada contra o rival

Por Sporting CP
31 Mar, 2019

Sporting CP repete título de 2017/18

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a levantar a Taça de Portugal depois de derrotar o SL Benfica no desempate por pontapés de penálti por 3-2. O jogo, que se realizou na tarde deste domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar, terminou com um empate a 5-5 no final do prolongamento.
 
A entrada dos Leões no encontro não foi a mais feliz, com o SL Benfica a aproveitar uma perda de bola para inaugurar o marcador por intermédio de Tolrà logo aos dois minutos de jogo. Os tricampeões nacionais tentaram reagir e Cavinato, aos oito minutos, obrigou Roncaglio a aplicar-se. Contudo, foi o SL Benfica a marcar novamente, desta feita graças ao remate de Robinho.
 
Com 0-2 no marcador, o Sporting CP viu-se obrigado a arregaçar as mangas e ir à procura de outro resultado. Aos 11 minutos, Dieguinho recebeu de Pany Varela, virou-se e reduziu para 1-2. Logo a seguir, Alex Merlim acertou em cheio no poste, demonstrando que o início menos feliz no desafio não foi exemplo do que se viria a passar na restante partida.
 
Ainda assim, o SL Benfica reestabeleceu a diferença de dois golos a cerca de quatro minutos do intervalo, com Fernandinho a ter a sorte de estar no sítio certo à hora certa e a só ter de encostar depois de Guitta fazer a defesa. Mas foi o conjunto de Alvalade a estar por cima nos últimos instantes do primeiro tempo, tendo Cardinal marcado o 2-3 no penúltimo minuto após assistência de Deo. A cinco segundos do final da primeira parte, Pany Varela acertou no poste, pelo que a desvantagem Leonina era uma realidade quando a buzina enviou os jogadores para os respectivos balneários.

O início da segunda metade foi, em tudo, diferente do que havia acontecido na primeira parte. O Sporting CP mostrou-se melhor, superior e com mais vontade de vencer o troféu. Dieguinho ameaçou da primeira vez, mas foi Cavinato, com as costas, a desviar o canto batido por Deo e a empatar o resultado. Pouco depois, chegou o 4-3. Alex Merlim rematou forte, a bola bateu nos dois postes e regressou aos pés do ítalo-brasileiro que, à segunda, não falhou. Vantagem justa e merecida para os atletas de Nuno Dias.
 
Apesar de ter criado várias oportunidades de golo nos momentos seguintes (Cavinato aos 29 minutos e Pany Varela aos 31 minutos, por exemplo), o adversário marcou a cerca de oito minutos do final do tempo regulamentar. Roncaglio, guarda-redes e melhor elemento das águias na tarde deste domingo, subiu no terreno e bateu Guitta com um remate de longe. Até aos 40 minutos, destaque para duas oportunidades flagrantes para as duas equipas: Erick, aos 37 minutos, ficou frente a frente com Roncaglio e falhou o golo, e Fits, no último minuto, acertou na barra.

Seguiu-se o prolongamento, com as duas equipas muito equiparadas dentro da quadra. O SL Benfica chegou ao 5-4 aos 44 minutos, quando Fernandinho bateu Guitta. O Sporting CP foi à procura de nova reviravolta e conseguiu o empate no segundo tempo do prolongamento. Depois de um remate muito perigoso de Dieguinho, e com o SCP a jogar com guarda-redes avançado, Leo colocou a bola em zona perigosa e Rafael Henmi foi o autor de um autogolo que empatou a partida a 5-5.
 
No desempate por pontapés de penálti, Gonçalo Portugal voltou a ser herói. O guardião Leonino defendeu a tentativa de Robinho e deu a Alex Merlim a hipótese de fechar as contas. O 29 do Sporting CP não falhou e deu mais um título ao Museu Sporting – a sétima Taça de Portugal de futsal do histórico verde e branco.