Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

“Escolhi o Sporting CP porque é um Clube enorme”

Por Sporting CP
08 Ago, 2019

Treino dos Campeões Europeus de futsal aberto à comunicação social

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal realizou esta quinta-feira um treino aberto à comunicação social no Pavilhão João Rocha. Bernardo Paçó, Taynan, João Matos e Nuno Dias foram os jogadores que falaram aos jornalistas antes da sessão.

O guardião Leonino Bernardo Paçó garantiu que os objectivos passam por ser “os mesmos de todos os anos enquanto representante do Sporting CP: vencer tudo”. “O principal objectivo neste momento é vencer a Supertaça, visto que será a primeira competição oficial, e depois passa por conquistar o campeonato, a Taça [de Portugal] e revalidar o título da Champions League”.

Para Bernardo, trabalhar ao lado de uma referência como Guitta “é um grande orgulho” pois, para o jovem, o brasileiro “é o melhor [guarda-redes] do mundo” e tem muito para lhe ensinar. Apesar do valor que Guitta tem, Bernardo Paçó vai “fazer de tudo para dar trabalho aos treinadores na hora da decisão da convocatória”. Relativamente à sua integração na equipa, o jogador oriundo da formação Leonina revelou que foi “muito bem recebido porque já tinha trabalhado com eles antes”. Para a nova época, Bernardo Paçó garantiu que vai “continuar a trabalhar” como tem “feito sempre”, com a consciência de que “vai ser muito difícil conseguir um lugar na equipa”, mas que vai dar o seu “máximo e aprender com os colegas”.

Para o guarda-redes, integrar o plantel da equipa foi um sonho tornado realidade: “Amo este Clube, sou Sportinguista desde pequeno e não tenho palavras, é muito gratificante, é um orgulho enorme, não tenho consigo descrever o que sinto porque sempre foi um sonho de família e hoje vejo-o a ser realizado”.

Taynan, reforço do Sporting Clube de Portugal, confessou estar “muito feliz” e que o grupo o deixou “rapidamente à vontade”. “Escolhi o Sporting CP porque é uma equipa muito grande, é um Clube enorme. Acho que qualquer atleta de futsal ou qualquer outra modalidade gostaria de fazer parte do Sporting CP devido à sua grandeza, estou muito feliz por estar aqui”, referiu.

Para a próxima época, Taynan ambiciona “conquistar o bicampeonato europeu, assim como o campeonato nacional”. O atleta que chegou a Alvalade proveniente do AFC Kairat já se sente preparado, ‘encaixado’ na equipa e com “muita vontade de começar a jogar”. O jogador verde e branco já conhece bem a rivalidade entre o Sporting CP e o SL Benfica: “O primeiro jogo será um dérbi e já estou preparado. O Nuno [Dias] pode contar comigo. Conheço a rivalidade, é muito grande, estou muito ansioso para entrar na quadra nesse jogo [Supertaça]”.

João Matos, capitão da equipa de Alvalade, referiu que integração dos novos colegas (Pauleta, Taynan e Bernardo Paçó) tem sido “natural e normal”. “Espera-se sempre algumas dificuldades nas primeiras semanas, a adaptação social aos novos companheiros, ao Clube e a adaptação ao modelo e ao estilo de jogo implementado pelo treinador”, disse. “O Pauleta já conhecia. Tive oportunidade de trabalhar com ele na selecção nacional, o que facilita. O Taynan, para mim, é um elemento novo, mas que também se vai adaptar rapidamente”, acrescentou.

No que a ambições diz respeito, João Matos sublinhou que o objectivo “é vencer todas as competições” onde se encontram inseridos. “Logicamente que queremos recuperar o campeonato e fazer história mantendo a UEFA Champions League do nosso lado, mas acima de tudo vamos preparar tudo degrau a degrau para que no dia 30 de Agosto a Supertaça [frente ao SL Benfica] 'caia' para o lado do Sporting CP. Para isso temos de trabalhar nos limites nesta fase mais inicial para que nesse dia estaremos na máxima força”.

Segundo João Matos, “a qualidade do plantel é muito idêntica à do ano passado”, mas acima de tudo, mais do que qualidade é a formação de uma união entre todos: “Temos um objectivo em comum e temos de lutar todos para o mesmo lado. Se na Liga dos Campeões no ano passado toda a gente dizia que o Inter FS era mais forte do que o Sporting CP, apareceu em campo um SCP unido, apareceu uma verdadeira equipa e muitas vezes esse factor [união] supera qualquer tipo de qualidade técnica”. Em relação à rivalidade e disputa pelo título nacional entre Sporting CP e SL Benfica, João Matos referiu que será “mais do mesmo”, mas que este ano a equipa terá “uma palavra a dizer em relação à perda do campeonato no ano passado”.

Já Nuno Dias, treinador dos Campeões Europeus de futsal, garantiu que a equipa está “com uma vontade muito grande de começar a competir e de jogar de forma mais a sério” e que “o sentimento é de alegria” por estar de volta ao trabalho e de “alguma ansiedade” por voltar à competição. Relativamente ao torneio que os Leões vão disputar no próximo fim-de-semana - a Taça Vila de Cascais -, Nuno Dias sabe que será “um momento bom” para uma auto-avaliação. “Todos estes jogos de preparação vão ser bons momentos para perceber a qualidade do trabalho e a forma como se têm integrado os atletas novos. (…) Nunca fazemos tudo igual, até porque temos adversários que nos conhecem e há sempre alterações que temos de fazer”, acrescentou.

Nuno Dias mostrou-se apenas focado naquilo que está por vir e não no que já faz parte do passado: “Fomos Campeões Europeus em Abril, e depois disso já jogámos em Maio e Junho, infelizmente não fomos campeões nacionais, pelo que os pés estão mais do que assentes na terra e tenho a consciência do grupo de atletas ambicioso que eles são, tal como eu e como o nosso Clube. Tudo aquilo que foi alcançado para trás não importa. Festejámos, escrevemos o nome na história, mas neste momento o presente e tudo aquilo que a época 2019/2020 nos vai proporcionar é o nosso principal foco”.