Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Futsal soma e segue

Por Sporting CP
13 Mar, 2022

​13.ª triunfo consecutivo carimbado frente ao Eléctrico FC (5-0)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Eléctrico FC por 5-0 no jogo da 19.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
 
Num jogo exigente que os Leões souberam descomplicar perante uma das equipas-revelação da temporada, Miguel Ângelo, Waltinho, Fernando Cardinal e Pany Varela, além de um auto-golo, materializaram a superioridade verde e branca, assinando os golos daquela que foi a 13.ª vitória consecutiva do Sporting CP – a oitava para o campeonato.
 
Para fazer frente à formação de Ponte de Sor, quarta classificada e que vinha de vencer nas últimas três jornadas, Nuno Dias, treinador verde e branco, lançou Bernardo Paçó, Tomás Paçó, João Matos, Alex Merlim e Diego Cavinato de início. Do outro lado jogaria uma cara conhecida dos Leões: o jovem pivô Hugo Neves, emprestado ao Eléctrico FC pelo Sporting CP.
 
Com a mira na baliza adversária desde o primeiro segundo, a turma de Alvalade começou, com um ritmo alto, a cercar a área do Eléctrico FC: João Matos por duas vezes testou o guardião Diogo Basílio e Cavinato também ficou perto do golo, mas sem sucesso. 
 
Passados os primeiros cinco minutos, a equipa orientada por João Freitas Pinto cresceu e equilibrou o encontro. Nesse período, Bernardo Paçó também disse presente com duas 'manchas' vistosas e uma excelente defesa a um forte remate de Célio Roque. Ainda assim, a melhor oportunidade seria para o Sporting CP: após uma má saída com bola dos visitantes, Fernando Cardinal quase aproveitou o desposicionamento do guarda-redes adversário, não fosse a sua rápida reacção, evitando o golo perto da linha de golo.
 
A formação verde e branca sentiu algumas dificuldades para iludir a pressão adversária, contudo num lance rápido chegaria o golo inaugural. Após uma recuperação de bola no meio da quadra, Caio Ruiz, de calcanhar, assistiu de Miguel Ângelo de forma primorosa e este atirou a contar no cara a cara.
 
 
 
Embora tivesse desbloqueado o nulo, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e foi somando situações de golo, no entanto o 1-0 seguiu para a segunda parte. A margem curta deixava tudo em aberto e logo a abrir o reatamento Hugo Neves atirou ao poste da baliza de Guitta, entrado ao intervalo. Na resposta, Merlim e Waltinho colocaram Diogo Dionísio à prova.
 
O vaivém era constante, aumentando a incerteza no resultado, mas os guarda-redes e as organizações defensivas iam-se sobrepondo aos ataques. Contudo, uma grande arrancada de Tomás Paçó tudo mudou, com o jovem fixo a assistir Waltinho, que só teve de desviar a bola para a baliza deserta.
 
À entrada para os derradeiros cinco minutos, a turma de Alvalade geria o jogo e o marcador. Nesta fase, o terceiro golo parecia sempre mais próximo do que a reacção do Eléctrico, e assim seria. Fernando Cardinal encheu o pé e, sem deixar cair a bola, desferiu um remate indefensável que só parou no fundo das redes. 
 
Daqui em diante, a partida estava sentenciada, mas o resultado não era definitivo, pois os Leões estavam desenfreados no contra-ataque. Num desses lances, Pany Varela apontou com classe o 4-0. Por sua vez, Tomás Paçó acertou na trave a pouco mais de um minuto de jogo para o fim. Depois, nem Caio Ruiz ou Miguel Ângelo conseguiram chegar à mão cheia de golos, seria um auto-golo
 
Assim, o conjunto de Nuno Dias atingiu os 54 pontos e continua na liderança isolada, sendo ainda o melhor ataque (85 golos marcados) e defesa (26 sofridos) da prova. No próximo fim-de-semana, segue-se o embate com o SC Braga a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
 
Sporting CP: Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó, Fernando Cardinal, João Matos [C], Pauleta, Waltinho, Diego Cavinato, Pany Varela, Caio Ruiz, Miguel Ângelo e Alex Merlim.