Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bernardo Vidal e Luís Santos Castelo

Diário de Riga - Dia 1

Por Sporting CP
26 Abr, 2022

Comitiva Leonina na capital da Letónia para tentar voltar a conquistar a UEFA Futsal Champions League

Ainda não eram 4h30 da manhã desta terça-feira quando este que vos escreve chegou ao Estádio José Alvalade. À porta do Multidesportivo, onde um autocarro ia apanhar a equipa sénior masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal para a levar até ao aeroporto, já Carlos Alves - técnico de equipamentos - tinha tudo preparado.

A conta-gotas, os jogadores foram chegando e a cara de todos eles não deixava dúvidas: havia muito sono e isso reflectia-se num grande silêncio. Miguel Ângelo foi o primeiro a ousar quebrá-lo, soltando um forte "Bom dia!" a subir para o autocarro. A resposta dos colegas foi positiva.

Seguimos para o aeroporto e, depois de tratadas todas as malas e sacos de uma equipa profissional para uma semana (sim, são muitos), o grupo embarcou por volta das 6h30. O voo, em direcção a Helsínquia, onde ia acontecer a escala antes de seguirmos para Riga, estava cheio.

Algumas horas depois, o avião aterrou na capital da Finlândia e fomos recebidos com muito sol. Foi tempo de almoçar no aeroporto e descansar um pouco antes de voltar a embarcar, desta feita num avião mais pequeno para um voo bem mais curto.

Novo voo tranquilo com aterragem em Riga, capital da Letónia, com um final de tarde solarengo. A comitiva foi recebida por Marija, que vai ser a simpática oficial de ligação durante os próximos dias, e entrou num autocarro personalizado com o emblema do Sporting CP e a temática da UEFA Futsal Champions League.

Já no hotel, localizado no centro histórico de Riga e onde também estão e vão estar instaladas as outras equipas e os restantes membros da organização da UEFA, foi possível, finalmente, relaxar ligeiramente. A temperatura, essa, baixou drasticamente assim que a noite começou a tomar conta dos céus.

Quem desceu para jantar uns minutos mais cedo do que o previsto encontrou, perto da recepção, algum entusiasmo perto de uma mesa de matraquilhos. Jogadores e membros do staff do Sporting CP estavam numa dedicada disputa. Afinal, estes 'monstros' de competição nunca estão completamente adormecidos.

A sala de refeições destinada ao Sporting CP estava cuidadosamente personalizada. Para além das bandeiras com o emblema Leonino nas mesas, vários cartazes com fotografias da prestação do conjunto de Nuno Dias nesta edição da competição europeia ajudavam os atletas a sentirem-se mais em casa. Depois de um dia longo, seguiu-se o merecido descanso para aqueles que procuram, em Riga, revalidar o título europeu da modalidade.

O plano para esta quarta-feira é bem diferente. No primeiro dia completo em Riga, estão previstas algumas acções com a UEFA e, também, um treino na Arēna Rīga, palco desta final four. Provavelmente com menos sono do que agora (assim espero), voltarei a contar-vos tudo o que aconteceu.

Por Luís Santos Castelo, em Riga.