Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bernardo Vidal

Diário de Riga - Dia 3

Por Sporting CP
28 Abr, 2022

As decisões já aí ao virar da esquina

Ao fim de dois dias completos (e mais umas horas de um terceiro) em Riga, na Letónia, está tudo pronto para o início da final four da UEFA Futsal Champions League, com treinos feitos, conferências de imprensa realizadas e equipas preparadas. Amanhã é, finalmente, dia de jogo contra os franceses do ACCS Asnières Villeneuve 92 e isso sente-se no ar.

Logo de manhã, depois do pequeno almoço, a equipa foi ao ginásio do hotel fazer algum trabalho de alongamentos e activação muscular. Os passeios por Riga continuam, com alguns elementos da comitiva a utilizarem as trotinetes eléctricas que também existem em Portugal para conhecer melhor a cidade.

Os irmãos Bernardo e Tomás Paçó, Miguel Ângelo e Erick Mendonça foram alguns dos que o fizeram, com este último a dar mesmo uma pequena boleia a Carlos Alves, técnico de equipamentos, perto do hotel.

Ao início da tarde, a equipa da comunicação encontrou-se com dois jovens Sportinguistas que vivem em Riga: Íris Arroja e João Leite. As entrevistas foram combinadas ainda connosco em Portugal e os estudantes de medicina revelaram-se muito simpáticos e disponíveis, tendo falado sobre a cidade, a sua devoção ao Clube e a alegria de receber a equipa de futsal.

"Temos uma comunidade portuguesa muito grande e unida. Acabamos por conviver muito, passear e conhecer a cidade. Sou muito feliz aqui. (...) Fiquei super surpreendida quando soube que a final four ia ser cá. Não consigo ir à meia-final, mas espero que o Sporting CP esteja na final para comprar o bilhete e ir ver", disse Íris Arroja.

"Cheguei aqui no meio do Inverno e foi uma diferença brutal [para Portugal]. Estava a nevar e o tempo estava muito agressivo. A adaptação mais complicada foi mesmo em relação às poucas horas de sol. (...) Tenho um amigo que está em Itália e vem [para Riga] de propósito para ver o jogo. Juntámos os portugueses todos, vamos em massa ver", contou-nos João Leite.

A reportagem completa com os Sportinguistas de Riga vai ser publicada na próxima edição do Jornal Sporting.

Pouco depois das 16h00, estivemos presentes nos 15 minutos abertos do treino do ACCS Asnières Villeneuve 92, ao qual se seguiu a conferência de imprensa conjunta. Tanto o treinador (Nuno Dias) e o capitão (João Matos) do Sporting CP como o treinador (Sergio Mullor) e o capitão (Souheil Mouhoudine) dos gauleses marcaram presença e lançaram a primeira meia-final. Do lado verde e branco, reinava a confiança na preparação realizada, mas sempre com muito respeito em relação ao adversário, que por sua vez apresentou-se muito grato por ter a oportunidade de estar na final four da UEFA Futsal Champions League.

O treino do Sporting CP, novamente na Arēna Rīga, fechou mais um dia no que a actividades diz respeito. Agora, já estão todos a pensar no jogo que pode carimbar o passaporte para a final. Há 40 minutos pela frente e só isso interessa. Esse é o espírito que se sente em Riga.

Por Luís Santos Castelo, em Riga.