Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Em frente no Campeonato Nacional

Por Sporting CP
04 Jun, 2022

​Futsal bate FC Azeméis pela segunda vez e avança para as meias-finais

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal carimbou a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional, este sábado, ao bater o FC Azeméis por 1-0 no segundo jogo dos quartos-de-final dos play-offs. Os Leões vão agora enfrentar a AD Fundão ou o CRC Quinta dos Lombos na eliminatória de acesso à final, que será decidida à melhor de três duelos.

Após o triunfo fora por 0-3, a turma verde e branca precisava de uma vitória para seguir em frente e começou a criar perigo desde o arranque. Com Bernardo Paçó, Erick, Zicky e Waltinho de fora, a formação de Nuno Dias deixou os primeiros avisos através de Esteban Guerrero, Alex Merlim e Pauleta, com o último a testar duas vezes os reflexos do guardião Leandro Rodrigues.

A superioridade verde e branca era inquestionável, apesar de um ou outro erro que permitiram ao adversário sair em contra-ataque, numa altura em que as subidas de Guitta eram constantes. Logo depois foi Cavinato a ficar muito perto de abrir o livro em três ocasiões consecutivas, duas delas travadas pelo guarda-redes, sendo que também Pany Varela tentou a sorte, sem sucesso.

Seguiram-se mais duas jogadas periogosas de Alex Merlim, mas só depois de muita insistência, e quando faltava pouco mais de seis minutos para o tempo de descanso, surgiu o primeiro golo. Na sequência de um bom lance individual à entrada da área, Caio Ruiz tabelou com Esteban Guerrero e aproveitou o facto de estar enquadrado para fazer o 1-0, adiantando assim os Leões.

Até ao intervalo, o FC Azeméis esboçou uma reacção e testou os reflexos de Guitta, mas a pressão do Sporting CP manteve-se. Não fosse a falta de pontaria, que voltou a revelar-se decisiva com Esteban Guerrero e Caio Ruiz a atirarem por cima, Pauleta ao lado e Cavinato ao poste, o resultado ao intervalo poderia ter-se tornado bem mais expressivo – o que seria justo.

A segunda metade começou tal e qual a primeira: com o Sporting CP a controlar em busca de aumentar a diferença. Apesar de menos incisivos na hora de atacar a baliza contrária, os Leões continuaram sempre por cima e ficaram perto do golo por Cavinato e Merlim, que viram o guarda-redes adversário responder com grandes paradas, e João Matos, que atirou para fora.

Ultrapassados os primeiros cinco minutos, o encontro assumiu uma toada mais morna e as oportunidades escassearam. Ainda que de forma menos exuberante, a turma da casa nunca deixou de comandar as operações e foi cercando os homens de Oliveira de Azeméis, até ao momento em que estes decidiram apostar tudo no 5X4, sensivelmente a três minutos do final.

A lutar para evitar a eliminação, o FC Azeméis ainda assustou e ficou muito perto de conseguir o empate em três ocasiões distintas, já nos últimos segundos, mas Guitta agigantou-se entre os postes da baliza Leonina e foi decisivo ao travar três remates perigosos, confirmando o triunfo.

As meias-finais do Campeonato Nacional - à melhor de três partidas - arrancam já na próxima sexta-feira, 10 de Junho, com o Sporting CP a defrontar AD Fundão ou CRC Quinta dos Lombos.

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Diego Cavinato, Alex Merlim e Tomás Paçó; Gonçalo Portugal [GR], Fernando Cardinal, Pauleta, Pany Varela, Caio Ruiz, Miguel Ângelo e Esteban Guerrero.