Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo de Leão na Luz!

Por Sporting CP
23 Jun, 2022

Sporting CP a uma vitória do título

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta quarta-feira, o SL Benfica por 3-4 no Pavilhão da Luz no segundo jogo da final do Campeonato Nacional, depois de ter estado a perder por 2-0 e do empate a três bolas no tempo regulamentar.

Com mais este triunfo, os Leões somam 2-0 em jogos e precisam de apenas mais uma vitória para revalidar o título. O próximo encontro está marcado para sábado, às 21h00, no Pavilhão João Rocha.

Para esta partida, Nuno Dias apostou de início em Guitta, João Matos, Tomás Paçó, Alex Merlim e Diego Cavinato.

Sporting CP a entrar bem e focado na baliza com Esteban Guerrero logo nos minutos iniciais a levar a bola à malha lateral, já depois de um aviso de Tomás Paçó. Também Alex Merlim tentou o golo a seguir, mas o esférico saiu ao lado.

Ainda assim, foi o SL Benfica que abriu o marcador, aos sete minutos, por Arthur.

A resposta Leonina não tardou com Diego Cavinato, em mais uma boa oportunidade verde e branca, a fazer a bola passar a centímetros da baliza defendida por André Sousa. A seguir foi Zicky Té a atirar com estrondo ao ferro, também já depois de a equipa da casa ter tido a oportunidade para fazer o 2-0, mas Guitta, fora dos postes, evitou que isso acontecesse em dois lances seguidos.

Jogo muito intenso, como o habitual, com as duas equipas à procura do golo, e novamente o SL Benfica a estar mais perto de o conseguir, mas Guitta voltou a mostrar o porquê de ser, actualmente, o melhor guarda-redes do Mundo.

Nos cinco minutos finais da primeira metade, destaque para quatro ocasiões praticamente seguidas do Sporting CP - por Pany Varela, Pauleta, Cavinato e outra vez Pauleta evitadas por André Sousa -, mas foi o SL Benfica que marcou: após uma perda de bola dos Leões a meio-campo, o SL Benfica subiu no terreno e Guitta ainda defendeu, mas no ressalto Tayebi fez o 2-0. 

Mais uma vez a resposta do Sporting CP não tardou com Tomás Paçó, pouco depois, a rematar cruzado e André Sousa a deter a bola, que Erick Mendonça ainda tentou desviar na linha de golo.

O intervalo chegou então com 2-0 no marcador.

Na segunda metade, manteve-se a intensidade, mas com menos oportunidades de golo do que na primeira parte. Ainda assim, o Sporting CP voltou a entrar bem e Esteban Guerrero obrigou logo André Sousa a mais uma defesa e depois foi Tomás Paçó a chamar o guardião encarnado para nova intervenção.

Estava dado o aviso para três minutos implacáveis do Sporting CP, nos quais conseguiu dar a volta ao marcador: Tomás Paçó fez o 2-1 aos 29 minutos, Pany Varela empatou a partida aos 30 e Pauleta fez o 2-3 aos 31. In-crí-vel!

Ainda havia dez minutos para jogar e o Sporting CP foi à procura de aumentar a vantagem e o SL Benfica de empatar, mas Guitta foi sabendo negar o 3-3 à formação da casa com um par de boas defesas. Ainda assim, aos 37 minutos, Erick Mendonça foi infeliz e, ao tentar cortar, colocou a bola na baliza Leonina.

Empate no marcador com três minutos para jogar e, apesar das ocasiões criadas de parte a parte, foi preciso ir a prolongamento, como já tinha acontecido no primeiro jogo desta final.

Mais dez minutos de dérbi, cinco em cada parte, com o SL Benfica a ter a primeira oportunidade logo nos primeiros segundos, mas o remate de Rocha embateu no ferro.

À entrada para o último minuto da primeira metade do prolongamento também o Sporting CP teve uma boa ocasião para marcar, mas Pauleta, só com André Sousa pela frente, atirou por cima da baliza encarnada. Falhou nesse momento, não falhou pouco depois: após receber de Zicky Té, Pauleta rematou cruzado e fez o 3-4.

Na segunda parte do prolongamento, e apesar do desgaste de 45 minutos, Sporting CP e SL Benfica continuaram a proporcionar um dérbi intenso e de resultado sempre incerto, com a equipa da casa a apostar no 5x4 para ainda empatar e tentar decidir o jogo nos penáltis. Apesar disso, quem esteve mais perto de marcar foi a turma de Alvalade, num remate de Alex Merlim que saiu ao lado.

No último minuto, o tudo ou nada para o SL Benfica que viu Guitta negar-lhe o 4-4, em três ocasiões, e assim o jogo terminou com 3-4 no marcador e com o Sporting CP a ter na mão a oportunidade de dar por terminado o Campeonato Nacional já no sábado.