Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tomás Paçó: "O meu sonho é defender estas cores"

Por Sporting CP
21 Out, 2022

Jovem futsalista formado no Clube prolongou a sua ligação até 2027

Tomás Paçó, jogador da equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal, renovou o seu contrato com os Leões até 2027 e vai continuar a jogar de verde e branco e a escrever uma história tão especial como bem-sucedida.

De Leão ao peito, já conquistou uma UEFA Futsal Champions League (2020/2021), dois Campeonatos Nacionais (2020/2021 e 2021/2022), duas Taças de Portugal (2019/2020 e 2021/2022), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças da Liga (2020/2021 e 2021/2022), enquanto por Portugal soma ainda um Mundial (2021), um Europeu (2022) e uma Finalíssima (2022).

Equipado a rigor e visivelmente muito feliz pela concretização do momento, que contou ainda com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de Miguel Sousa e Faro, coordenador da modalidade Leonina, Tomás Paçó expressou a sua satisfação em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP.

"Estou muito feliz e há muito tempo que ambicionava isto. Ainda tinha dois anos de contrato, mas já pensava em quando é que poderia renovar por mais anos com o Sporting CP. O meu sonho é defender estas cores, quero ficar aqui durante muito tempo", começou por destacar o fixo de 22 anos, que considera ter como “principal característica” a forma de vestir a camisola do Sporting CP como a sua própria pele.

"É inexplicável, porque o sonho de alguém que gosta e sente um clube é poder vestir essa camisola. Eu tento fazer isso e transportar esse sentimento que os adeptos têm para dentro de campo”, confessou Paçó, recordando de seguida o seu trajecto longo e ascendente em todos os escalões de formação do emblema de Alvalade, onde entrou com apenas 11 anos.

"Jogava para me divertir e por amor ao Clube. Era a minha maneira de defender o Sporting CP, depois fui crescendo, as coisas foram ficando mais sérias e comecei a pensar que podia fazê-lo e é muito bom estar aqui", frisou. Apesar da sua juventude, Tomás Paçó é visto já como um dos muitos exemplos a seguir pelos mais novos no futsal verde e branco, algo que considera “gratificante”.

"Esta equipa é um grande exemplo da aposta na formação, temos o Zicky, eu e o meu irmão, o [Hugo] Neves, o Diogo [Santos] e muitos mais jovens cheios de talento vêm treinar e jogar connosco. É a mística do Sporting CP e eu ser um desses exemplos torna tudo ainda mais especial".

Ora, sob a orientação de Nuno Dias na equipa principal, onde vai continuar, o fixo, embora muito jovem, já venceu tudo o que havia para ganhar – tal como pela selecção nacional. Apesar de reconhecer que não consegue escolher apenas um dos muitos momentos memoráveis que já viveu de Leão ao peito, Paçó preferiu olhar para o futuro e sublinhou a vontade de continuar a superar-se, individual e colectivamente, daqui em diante. "É o principal objectivo de quem veste esta camisola. O Sporting CP luta sempre para ganhar e é isso que o Nuno Dias passa aos jovens e aos novos jogadores que chegam.  A nossa equipa quer ser sempre a melhor, é esse o meu pensamento e de todos os meus companheiros", sentenciou.

Por sua vez, Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, fez questão de enaltecer esta renovação como "um grande dia para o Sporting CP". "Foi tão fácil chegar à renovação com o Tomás e a forma como ele sente o Clube... Vou cometer uma inconfidência, mas enquanto responsável do Sporting CP e, acima de tudo, como Sócio, o Tomás é o exemplo perfeito daquilo que todos devemos sonhar a vestir esta camisola", elogiou, continuando. 

"É um jogador incrível, um profissional fantástico, um miúdo espectacular e acrescenta a tudo isto um sentimento de Sporting CP que deve fascinar todos os Sportinguistas. Na conversa da renovação, ele dizia frases que eu toda a vida sonhei ouvir os jogadores do Sporting CP dizerem”, realçou, acrescentando: "Este é um momento muito feliz com um jogador que tanto tem dado ao Sporting CP e que continua a querer dar tanto, tendo ainda muitos anos pela frente para isso".

A seguir, o dirigente sublinhou a transversal aposta do Clube na formação, colocando a equipa de futsal como “um grupo de referência”: "A nossa equipa de futsal é precisamente conhecida pelo compromisso, pelo exemplo, pela entrega e pela dedicação que têm a este clube. E não é só nos jogos, é no dia-a-dia. É um grupo de referência, onde temos ainda estes miúdos que vimos crescer e que dão esse brilho especial de quem é, de facto, a nossa representação ideal enquanto Sócios na bancada. Olhamos para eles e está ali tudo".

Já Miguel Sousa e Faro, depois de enaltecer que é “um orgulho” ver Tomás Paçó a renovar, considerou que “os contratos vitalícios não se assinam, sentem-se e o Tomás tem isso assinado na sua alma e coração". Salientando ainda a sua “dedicação e crer”, destacou que “são esses os jogadores que queremos no Clube”: "Quando os outros desistem a um minuto do fim, nós acreditamos até ao último segundo e o Tomás é o retrato disso”.