Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Vaga garantida na final four da UEFA Futsal Champions League

Por Sporting CP
26 Nov, 2022

​Leões goleiam italianos do Feldi Eboli e seguem em frente na competição (0-5)

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal carimbou o passaporte para a final four da UEFA Champions League pela terceira época consecutiva, este sábado, ao bater os italianos e anfitriões do grupo A, Feldi Eboli, por 0-5 no terceiro e último jogo da Ronda de Elite.

Após as vitórias nas duas primeiras jornadas sobre Uragan Ivano-Frankivsk (2-4) e KMF Loznica Grad (4-2), bastava um empate para os Leões seguirem em frente. Os comandados de Nuno Dias quiseram decidir o jogo desde muito cedo e criaram várias oportunidades de golo logo nos primeiros minutos, enquanto o adversário sentiu claras dificuldades para sair a jogar no chão.

Alex Merlim foi o primeiro a ameaçar a baliza contrária, em dois lances quase consecutivos, seguido de Erick Mendonça, Esteban Guerrero e Tomás Paçó, que também tiraram as medidas à baliza e tentaram a sorte, mas acabaram por falhar o alvo ou encontraram pela frente Marco Pasculli, guarda-redes da formação transalpina que foi impedindo o primeiro golo do encontro.

Já em cima dos dez minutos, Alex Merlim bateu um canto na direita e encontrou Zicky Té no coração da área, com o internacional português a atirar de cabeça para o quarto golo na presente edição da competição. Estava feito o 0-1, mas nem por isso a toada do jogo sofreu alterações, pois o Sporting CP continuou a dominar mesmo atingindo logo depois as cinco faltas.

Até ao intervalo, Pany Varela, Guitta, Miguel Ângelo e Cavinato ainda podiam ter aumentado a vantagem, mas encontraram mais uma vez pela frente um guarda-redes muito inspirado. Do outro lado, o Feldi Eboli quase não conseguiu incomodar, tanto que a sua melhor oportunidade seria registada na sequência de um lance em que Guitta subiu quase até à área do adversário.   

No regresso dos balneários, os Leões continuaram por cima no jogo e João Matos ficou perto de facturar logo nos segundos inaugurais. A ameaça seria depois confirmada por Cavinato, ainda antes de estar cumprido um minuto, com o ítalo-brasileiro a fazer o 0-2 na sequência de uma recuperação ainda no meio-campo defensivo, marcando o quarto golo nesta edição da prova.

Depois disso, os homens da casa até podiam ter reduzido em mais do que uma ocasião, com Guitta a ter de mostrar serviço, mas foi o Sporting CP a voltar a mexer no placard aos seis minutos, por Miguel Ângelo (segundo golo na prova), num remate por entre as pernas do guarda-redes. A partida ficou depois praticamente resolvida com Diogo Santos a fazer o 0-4, aos 12 minutos, e Anton Sokolov o 0-5, aos 13’, dificultando muito a tarefa da formação adversária.

Já na recta final, Bernardo Paçó assumiu a baliza verde e branca e ainda foi chamado a intervir para impedir o golo do Feldi Eboli, que apostou no 5x4 (guarda-redes avançado) para tentar encurtar a margem no placard. Apesar disso, o nível de intensidade baixou bastante e a estratégia do conjunto italiano não teve resultados práticos, pelo que o resultado não se alterou.

Os Leões regressam assim a Lisboa com uma vaga na final four assegurada, fase essa que está agendada para 4 ou 5 e 6 ou 7 de Maio. Os adversários a defrontar serão o SL Benfica, os espanhóis do AE Mallorca Palma Futsal e os belgas do RSC Anderlecht. Antes, o regresso às provas internas joga-se na quarta-feira, 30 de Novembro, em casa frente ao Portimonense SC.

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Erick Mendonça, Diego Cavinato e Alex Merlim; Bernardo Paçó [GR], Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Anton Sokolov, Pany Varela, Miguel Ângelo e Esteban Guerrero.