Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Henrique Rafagnin reforça baliza do futsal

Por Sporting CP
02 Jul, 2023

Guarda-redes internacional brasileiro representava os espanhóis do Jaén Paraíso Interior

Henrique Rafagnin é reforço para a equipa de futsal do Sporting CP. O guarda-redes internacional brasileiro de 30 anos, que representava os espanhóis do Jaén Paraíso Interior, não escondeu a felicidade e orgulho por passar representar os tricampeões de Portugal, a equipa Leonina orientada por Nuno Dias.

“Estou muito feliz, não só eu, como a minha família. É um sentimento de orgulho por representar um grande Clube da Europa. Estou num ambiente confortável. Tenho a certeza de que vamos ter grandes alegrias aqui dentro e muito trabalho”, disse na apresentação aos Meios Sporting, deixando garantias de empenho máximo para o Clube Leonino manter a supremacia nacional na modalidade. “Sei da responsabilidade de vestir a camisola do Sporting CP. Vamos trabalhar muito para que o Sporting CP continue no topo dos Clubes da Europa, e continue a ganhar títulos.”

A perspectiva de poder trabalhar com o técnico Nuno Dias foi um dos factores que fez pesar a balança da escolha de Rafagnin pelo Sporting CP.

“Poder trabalhar com Nuno Dias foi um dos pontos positivos que me fez vir jogar para o Sporting CP, porque sabemos que é um dos melhores treinadores do Mundo, se não o melhor. Foi uma decisão minha vir para cá e poder trabalhar com ele nas próximas temporadas.”

Questionado sobre como se define enquanto guarda-redes, Henrique Rafagnin descreveu as características que apresenta. “Um guarda-redes que joga com os pés é uma característica da modernidade do Futsal e eu tenho essa característica. Espero ajudar tanto entre os postes, como no ataque”, desejou.  

Na época que agora terminou, Henrique Rafagnin foi adversário de Taynan em Espanha, mas na nova temporada, o guarda-redes e o ala serão companheiros, cenário que agrada muito ao novo reforço Leonino.

“Feliz por poder trabalhar com ele, é um grande atleta, joguei contra em alguns play-offs, da Liga e da Taça de Espanha, sabemos da qualidade que tem, já passou pelo Sporting CP, já foi campeão com esta camisola e tenho a certeza de que vamos fazer um grande grupo”, vaticinou.

Jogar na Liga dos Campeões e tentar vencer a prova europeia de clubes é um desafio muito estimulante para Henrique Rafagnin. “A Liga dos Campeões é a competição mais importante a nível mundial e, para mim, vai ser uma honra poder jogar a Liga dos Campeões e a representar o escudo do Sporting CP, que está no topo da Europa há muitos anos.”

O novo guarda-redes teve também palavras muito elogiosas para o excelente nível do futsal em Portugal. “Sei que a Liga Portuguesa tem vindo a crescer e com certeza a Liga espanhola e a Portuguesa são as duas maiores da Europa. Para mim é uma honra jogar em Portugal e ter a possibilidade de jogar um clássico como é o Sporting CP – SL Benfica, que sei que é um jogo importantíssimo.”

 Que género de adeptos pensa que serão os Sportinguistas foi outra pergunta que motivou resposta rápida e cheia de convicção por parte de Rafagnin . “Já acompanhei jogos do Sporting CP e já vi que os adeptos Sportinguistas são um 6.º jogador em quadra que empurram a equipa o tempo inteiro. Espero que continuemos assim, a ter essa harmonia dos jogadores com os adeptos”, complementando: “Transporto agora um escudo muito bonito [do Sporting CP], essa responsabilidade de vestir esta camisola, a representar todos os adeptos e espero que sejam temporadas de muitas vitórias.”

Por fim, Henrique Rafagnin deixou uma mensagem carregada de optimismo para os adeptos Sportinguistas. “Serão temporadas de muito trabalho, de muita dedicação, não só minha, mas de todo o grupo que vem demonstrando isso e vamos trabalhar muito para continuar a ganhar títulos.”

Para Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, a contratação de Henrique Rafagnin foi uma operação muito bem sucedida e coroada de êxito pelo único alvo desejado para a baliza Leonina “Estamos muito felizes por recebermos no Sporting CP mais um internacional brasileiro. O Henrique Rafagnin era um jogador que já seguíamos há muito tempo, desde quando jogava na Associação Carlos Barbosa de Futsal, depois o Foz Cataratas Futsal, fez uma primeira época em Espanha fantástica, no Jaén, que lhe permitiu chegar à Selecção Brasileira. Teve o infortúnio de ter uma lesão complicada, mas felizmente recuperou e recuperou bem, tendo voltado a jogar e a grande nível. O Jaén além da Copa de Espanha, esteve na final da Liga de Espanha, em que o Henrique também jogou [frente ao FC Barcelona]”.

Rodrigo Pais de Almeida descreveu o novo reforço como um jogador capaz de complementar o, já de si, excelente leque de guarda-redes Leoninos. “É um jogador de grande qualidade, é um guarda-redes com um currículo que fala por ele próprio, quer no Brasil, quer em Espanha. Vem complementar o nosso leque de guarda-redes. Um clube como o Sporting CP, que luta pelas competições todas, não pode ter só dois guarda-redes, tem de ter três guarda-redes de grande nível. Temos o Gonçalo [Portugal] que já é da casa, o Bernardo [Paçó] também, mas o Gonçalo que tem 31 anos, está cá desde os 14, ou 15 anos, o Bernardo é um jovem que na minha opinião é o melhor guarda-redes português da actualidade, está preparadíssimo para assumir a titularidade do Sporting CP, mas tem de ter uma concorrência à altura e o Henrique vem protagonizar uma luta feroz pela baliza do Sporting CP. Estamos bem servidos na baliza, acertámos em cheio e o Henrique foi o único jogador para esta posição que procurámos, a partir do momento em que o Guitta nos comunicou a decisão de sair. Procurámos alternativas e o Henrique foi o único nome que foi logo consensual , o único nome no qual apostámos e felizmente, com o devido tempo e antecedência, deu certo e foi possível.”   

Um guarda-redes muito completo, não apenas de grande capacidade a defender, mas também a jogar com os pés e nos esquemas ofensivos. Assim descreveu Rodrigo Pais de Almeida as características de Rafagnin.

“Nós aqui no Sporting CP gostamos de ver os jogos completos e não os 'highlights', ainda assim, posso dizer que o Henrique é um guarda-redes muito rápido, muito bom entre os postes, mas tem essa valência que é o jogo de pés, um pouco diferente daquilo que tem o Bernardo [Paçó] e isso é bom, pois permite uma gestão diferente por parte do Nuno [Dias] e do Paulo [Luís], consoante queira um guarda-redes em termos ofensivos ou outro. É um guarda-redes com boa qualidade de passe, mas é sobretudo um guarda-redes de finalização, com um remate muito colocado, muito potente e acho que nesse aspecto também vem complementar aquilo que é preciso no jogo ofensivo. Defensivamente, é um guarda-redes topo mundial”, finalizou.