Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: “Não há margem de erro ou segundas chances”

Por Sporting CP
03 Mar, 2024

Antevisão ao dérbi de futsal

É já esta segunda-feira, pelas 21h00 no Pavilhão João Rocha, que as equipas masculinas de futsal de Sporting Clube de Portugal e SL Benfica se voltam a encontrar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Trata-se do quinto dérbi da temporada e os Leões querem vencer, fazendo o mesmo dos últimos três. "Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para chegar à final eight", garantiu Nuno Dias, que, tal como Alex Merlim, fez a antevisão ao jogo grande.

Depois do desaire (após prolongamento) na Supertaça, o emblema de Alvalade venceu o SL Benfica em casa e fora na fase regular da Liga e ainda na final da Taça da Liga, contrariando algumas teses de que o plantel estaria num suposto fim de ciclo hegemónico que dura há cerca de uma década.

Para chegar até esta fase, o Sporting CP teve apenas um jogo na Taça de Portugal, superando o Eléctrico FC por 4-0 no final de Janeiro, enquanto o SL Benfica bateu a AD Fundão por 2-1. O vencedor do dérbi vai prosseguir para a final eight, que vai acontecer no Pavilhão Multiusos de Sines entre os dias 27 e 30 de Março.

O dérbi mais recente foi há menos de duas semanas e terminou com um resultado de grande nível para o Sporting CP: goleada de 7-3 imposta ao SL Benfica. Para Nuno Dias, nem tudo foi perfeito e, por isso, continua a haver possibilidade de progresso para continuar no topo.

"Quando vemos os jogos novamente começamos a encontrar pontos onde podemos melhorar, assim como podemos corrigir alguns comportamentos e abordagens tanto a atacar como a defender. No entanto, de facto, houve muitas coisas bem-feitas e por isso é que o resultado foi o que foi, mas há sempre margem para melhorar e fazer coisas diferentes. É para isso que nos preparamos durante a semana", disse aos meios de comunicação do Clube.

Sobre as bolas paradas e os lances estudados, que voltaram a ser muito importantes para o Sporting CP no último dérbi, o treinador não escondeu que "são situações especiais" às quais a equipa técnica que lidera "dá valor e dedica tempo porque considera que são decisivas". "O resultado espelha a eficácia que conseguimos nesses momentos do jogo, que foram bem trabalhados. O SL Benfica vai corrigir e nós vamos ajustar algumas coisas tendo em conta essa adaptação que o SL Benfica vai fazer", afirmou.

Sobre as águias, Nuno Dias está à espera de "uma equipa ferida que teve três derrotas nos últimos três jogos com o Sporting CP", mas nada que afecte os objectivos Leoninos: "Ainda por cima é um jogo a eliminar, em que não há margem de erro ou segundas chances. Não sabemos o que estão a preparar, sabemos o que nós estamos a preparar e o que nós queremos. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para chegar à final eight da Taça de Portugal".

Em relação à atmosfera que se vai ver no Pavilhão João Rocha, como acontece em todos os dérbis e outros jogos importantes, Nuno Dias explicou que, "mais do que deixar o adversário desconfortável, o mais importante é que deixe o Sporting CP confortável".

"Interessa-me mais a forma como [os Sportinguistas] nos ajudam e dão força, principalmente nos momentos difíceis e decisivos. Têm feito isso tão bem que os resultados são o espelho. Apesar de ser na segunda-feira, espero que o Pavilhão João Rocha esgote, mais uma vez, e que os nossos adeptos entendam que é um jogo muito importante. Um dos favoritos a ganhar o troféu vai ficar pelo caminho e esperamos não ser nós", finalizou.

Alex Merlim, de 37 anos e no Sporting CP desde 2015, marcou no último dérbi e já leva muitas dezenas de confrontos contra o SL Benfica na carreira. Este é "mais um grande jogo contra uma excelente equipa".

"O trabalho do dia-a-dia vai fazer a diferença, assim como a estratégia em jogos como este, decididos nos pormenores. É o quinto dérbi da época, estudamos bastante o adversário como eles também nos estudam, mas cada jogo tem uma história diferente. Espero que a vitória possa sorrir para nós novamente", disse.

O internacional pela selecção de Itália espera "um SL Benfica competitivo, como sempre" e negou que o 7-3 no marcador no dérbi mais recente seja um bom ponto de partida para preparar este desafio: "Quem não assistiu ao jogo pode pensar que o último jogo, pelo resultado, foi fácil, mas foi bastante complicado. Por isso, esperamos jogar na mesma intensidade e confiar nos companheiros para, no final, poder vencer".

Nesse sentido, o objectivo da titulada e consagrada equipa de futsal do Sporting CP não mudou nem um centímetro. "A nossa ambição é sempre a de vencer. Não entramos para participar, entramos para competir e vencer. A nossa equipa foi montada para isso", lembrou.

Apesar de se tratar de um jogo entre os dois principais favoritos a conquistar o troféu, Alex Merlim negou que uma eventual vitória possa abrir um caminho fácil até ao sucesso: "Temos de respeitar todos os adversários. Este jogo vai ser complicado e esperamos passar, mas depois há uma final eight com três jogos seguidos, o que é muito difícil".

Por fim, o ala mostrou esperar uma grande prestação nas bancadas da casa das modalidades Sportinguistas. "Os nossos adeptos apoiam-nos no João Rocha e em todo o país, mas no João Rocha é sempre especial e tenho a certeza que nos vão empurrar", concluiu