Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Triunfo caseiro no regresso à Liga

Por Sporting CP
03 Mar, 2024

Sporting CP bate SC Farense por 3-2

Depois de ter derrotado o eterno rival SL Benfica para a Taça de Portugal (2-1), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou às emoções da Liga com uma vitória na recepção ao SC Farense por 3-2, este domingo, em jogo referente à 24.ª jornada.

Os Leões dominaram na primeira parte e chegaram com naturalidade ao 2-0, mas o SC Farense conseguiu reduzir ainda antes do intervalo e, logo no início do segundo tempo, restabelecer o empate. Apesar disso, a turma de Alvalade voltou a passar para a frente logo a seguir e, até final, podia ter dilatado, mas não concretizou as várias ocasiões que criou.

Sem os lesionados Antonio Adán e Gonçalo Inácio, Rúben Amorim manteve a aposta em Franco Israel na baliza (estreia nesta Liga) e promoveu os regressos à titularidade de Jeremiah St. Juste (três meses depois), Nuno Santos, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio. Já Matheus Reis manteve-se no onze, mas baixou da ala esquerda para o eixo mais recuado.

Depois de cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Alexandre Baptista, antigo futebolista Leonino e Sócio número 584-0, a partida arrancou com o Sporting CP ao ataque. Mesmo sem acelerar muito, os Leões foram construindo com paciência e critério no meio-campo do SC Farense, que apresentou um bloco baixo, em busca de encontrar espaços.

As investidas ofensivas aconteciam maioritariamente pelas alas, como é habitual, sendo que foi precisamente a partir de um desses lances que surgiu o 1-0. Logo aos onze minutos, na sequência de um cruzamento de Ricardo Esgaio, Daniel Bragança aproveitou um mau alívio da defesa algarvia e atirou certeiro, com a bola a bater ainda na barra antes de entrar.

Mesmo depois de aberto o marcador, o Sporting CP continuou a dominar, insistindo quase sempre pelo lado direito. Dito isto, foi sem surpresa que os Leões ficaram muito perto do 2-0, primeiro por St. Juste, que cabeceou ao poste, depois por Talys Oliveira, que ao tentar um corte atirou à barra, e por fim novamente por St. Juste, de cabeça ligeiramente ao lado.

Após os avisos, chegou mesmo a confirmação do segundo golo da tarde aos 29 minutos. Na sequência de uma bela jogada de entendimento, Viktor Gyökeres apareceu ao primeiro poste a finalizar de primeira a passe de Pedro Gonçalves, facturando pela 32.ª vez esta época. Logo de seguida, aos 32’, o SC Farense – 11.º classificado – reduziu por Belloumi.

Apesar disso, até ao intervalo a toada manteve-se, com o Sporting CP sempre muito subido no terreno a controlar (75% de posse de bola na primeira parte). Marcus Edwards e Pedro Gonçalves ainda voltaram a ameaçar a baliza defendida por Ricardo Velho, com o segundo a ficar perto de marcar, mas a vantagem mínima manteve-se, deixando tudo em aberto.

No regresso dos balneários, os visitantes, liderados por José Mota, entraram a todo o gás. Depois de Zé Luís atirar à barra, seguiu-se um livre directo em que Franco Israel foi obrigado a aplicar-se para defender o remate e a recarga, mas à terceira, na sequência do canto saído do lance anterior, Zé Luís não falhou mesmo, cabeceando para o 2-2 aos 50 minutos.

No entanto, a resposta do Sporting CP chegou apenas três minutos volvidos. Após um ataque conduzido pela direita, Esgaio entrou na área e serviu de bandeja Pedro Gonçalves, que só teve de encostar à boca da baliza para dar novamente a liderança aos Leões. Logo a seguir, Rúben Amorim lançou Eduardo Quaresma, Hidemasa Morita e Francisco Trincão.

Mais disputado, o segundo tempo trouxe um SC Farense diferente, a tentar ter bola e discutir o resultado. Ainda assim, os forasteiros sentiram dificuldades em agredir o último terço face à solidez defensiva da turma verde e branca, que continuou à procura do golo da tranquilidade. Trincão e o recém-entrado Paulinho quase marcaram, embora sem sucesso.

Na recta final, com o jogo a ser disputado a um ritmo já mais baixo, o conjunto do Algarve teve mais bola, mas nunca conseguiu assustar Franco Israel. Na verdade, foi o Sporting CP a beneficiar da última grande oportunidade do jogo, com Daniel Bragança a falhar o desvio certeiro em cima do guarda-redes e o cronómetro a esgotar-se depois com 3-2 no placard.

Os Leões passam assim a somar 59 pontos e isolam-se na liderança com mais um ponto do que o SL Benfica, que vai entrar em campo ainda este domingo frente ao FC Porto. Segue-se agora o regresso à UEFA Europa League, na próxima quarta-feira, novamente em Alvalade, frente aos italianos da Atalanta BC, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Jeremiah St. Juste (Sebastián Coates, 69’), Ousmane Diomande, Matheus Reis (Eduardo Quaresma, 54’), Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand (Hidemasa Morita, 54’), Daniel Bragança [C], Nuno Santos, Pedro Gonçalves (Francisco Trincão, 54’), Marcus Edwards (Paulinho, 78’) e Viktor Gyökeres.