Triunfo esmagador em Vila do Conde
28 Set, 2025
Futsal goleou o Rio Ave FC por 0-9
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o Rio Ave FC por 0-9, em jogo da terceira jornada da fase regular da Liga. Após a pausa para compromissos internacionais, os Leões de Nuno Dias regressaram à competição com uma goleada categórica e uma exibição de gala, somando agora nove pontos em nove possíveis.
O primeiro tempo não deixaria antever, contudo, a avalanche goleadora dos verdes e brancos nos segundos vinte minutos, onde um elevado acerto nas bolas paradas fez a diferença e elevou o resultado para números consideráveis.
Em Vila do Conde, o Sporting CP abriu o marcador à passagem dos oito minutos, depois de um período inicial com mais bola, mas perante um Rio Ave FC muito sólido defensivamente. Rocha foi agarrado na área e, na conversão da grande penalidade, Taynan fez o primeiro para os Leões. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.
Até ao intervalo, o Sporting CP ameaçou aumentar a vantagem por Alex Merlim, Diogo Santos e Pauleta, mas sem sucesso. Do outro lado, o Rio Ave também esteve muito próximo do empate, mas valeu Taynan, aos 18 minutos, a travar o chapéu de Pedro Rodrigues em cima da linha.
Dos balneários saiu um Sporting CP mais agressivo, demolidor e letal. Com apenas um minuto da segunda parte, Merlim serviu Tomás Paçó numa reposição lateral, e este encontrou Diogo Santos, que fuzilou de primeira para o 0-2.
O Rio Ave ainda tentou reagir, com Rúben Góis a atirar rente ao poste de Henrique Rafagnin, mas a resposta foi fulminante. Aos 23’, Taynan voltou a marcar, desta vez numa bola estudada, e bisou na partida. O laboratório de Nuno Dias começava a fazer estragos e, pouco depois, Rocha também deixou a sua marca, elevando o resultado para 0-4, novamente através de um lance trabalhado.
Aos 32’, Bruno Pinto rematou à barra e Careca apareceu a testar a atenção de Henrique Rafagnin, pouco ou nada incomodado no decorrer da segunda parte. O guardião respondeu com uma defesa ao primeiro poste e, na sequência, o Sporting CP chegou ao quinto golo: após uma falta, Taynan tocou curto para Tomás Paçó, que disparou nova bomba, sem hipótese para o guardião da casa.
Sem permitir ao adversário respirar, o Sporting CP chegou ao sexto golo um minuto depois. Em mais uma reposição lateral, Alex Merlim tocou para Wesley, que visou a baliza mas acertou em Pauleta. O camisola 10 fez, assim, uma assistência involuntária para o brasileiro, já que a bola ressaltou, regressou aos pés do internacional brasileiro e só terminou no fundo das redes.
Aos 35’, surgiu finalmente o primeiro golo em bola corrida: rápida transição conduzida por Taynan e finalização poderosa de Rúben Freire para o 0-7. Mas a avalanche não ficaria por aí. Um minuto depois, Tomás Paçó voltou a encher o pé de meia distância e também bisou na partida, antes de, já aos 39 minutos, Rocha recuperar a bola na área e oferecer o 0-9 a Bruno Pinto.
Vitória esmagadora e incontestável do Sporting CP, que encontrou nas bolas paradas a chave para desbloquear um jogo que pareceu equilibrado nos primeiros vinte minutos. Os Leões voltam agora à competição no próximo sábado, às 15h00, recebendo o SC Ferreira do Zêzere em casa emprestada: o jogo da quarta jornada da Liga vai realizar-se no Pavilhão Cidade de Almada.
Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, Bruno Maior, Diogo Santos, Wesley, Gonçalo Portugal [C], Pauleta, Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Taynan, Rúben Freire e Rocha. Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Diogo Santos (19’) e Rúben Freire (26’).