Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ginástica Leonina lançou nova época

Por Sporting CP
16 Set, 2022

Dia de conhecer as novidades e competições para 2022/2023

Com os treinos a decorrerem na Academia Leonina da modalidade, em Sacavém, a ginástica do Sporting Clube de Portugal já está de regresso e, esta quinta-feira, reuniu as suas equipas, escalões e atletas para apresentar o que se avizinha em 2022/2023. Numa sessão que decorreu no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, Luís Duarte, director da secção verde e branca, distinguiu o quarteto Leonino dos trampolins que se sagrou Vice-campeão Europeu e lançou a nova época, traçando objectivos e dando a conhecer várias novidades na secção.

"Tivemos um ano fantástico, com imensos títulos, entre os quais, os escalões mais representativos foram dominados pelo Sporting CP. É isso que queremos que aconteça também este ano com a conquista de títulos nacionais, individuais e por equipas, e, por outro lado, teremos grandes representações internacionais", disse já em declarações aos meios de comunicação do Clube, continuando a perspectivar 2022/2023.

"Acima de tudo, desejamos a continuidade deste grande projecto, mantendo os níveis de qualidade e é de enaltecer aquilo que a Academia nos possibilitou”, referiu. É nesse espaço que os objectivos Leoninos se formam, primeiro enquanto “local de formação” e, depois, como centro de treinos para a competição. E a fasquia volta a estar elevada: "O objectivo é ganhar tudo, em todos os escalões ou pelo menos fazer tudo por isso. É esse o desafio".

Já entre as novidades apresentadas, Luís Duarte destacou o ressurgimento da “rítmica de competição” e espera que os Leões possam continuar a ter “muita gente e muita qualidade” na ginástica: "No ano passado terminamos a época com mais de 1600 ginastas, por isso julgo que este ano temos condições para subir um pouco esse número".

Além dos momentos habituais da ginástica Leonina, coma organização do Sarau de Natal e da Gala e a participação nas competições nacionais, estão agendadas também várias provas internacionais onde a presença do Sporting CP se vai fazer sentir: o Gymnaestrada 2023, os Campeonatos da Europa de Teamgym 2022, de Acrobática 2023 e os Campeonatos do Mundo de Trampolins 2022 e 2023.

Para encerrar a sessão de apresentação da nova época, José Carlos Manaças, coordenador técnico da formação e desenvolvimento das modalidades, juntou-se a Luís Duarte para distinguir Diogo Abreu, Rúben Tavares e Pedro Ferreira – Lucas Santos (não pôde estar presente) – com diplomas de mérito, depois de os quatro Leões terem constituído exclusivamente a equipa sénior masculina de Portugal que, em Junho, conquistou a medalha de prata no Europeu. “É notável e um orgulho", concluiu o responsável máximo da secção.