Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP com vice-presidência da EGCA

Por Jornal Sporting
01 maio, 2018

Criada Associação Europeia de Clubes de goalball em Berlim e leões incluem G4

Paralelamente à realização da Berlin Cup, que o Sporting venceu, foi criada a associação europeia de clubes de goalball – a European Goalball Club Association (EGCA), no original –, para a qual a coordenadora do Gabinete Paralímpico do Sporting CP, Márcia Ferreira, e treinadora da equipa de goalball dos leões, foi eleita como Directora Executiva.

A liderança do novo organismo ficou a cargo do finlandês Erkii Miinala, que referiu na cerimónia de encerramento da Berlin Cup: "Estamos a fazer história. Em 1946, um alemão e um austríaco criaram uma modalidade para deficientes visuais. No início, a sua prática foi resumida pela integração e foi assim que se espalhou pelo Mundo. Hoje, 72 anos depois, o goalball é competitivo e move as paixões. A globalização requer adaptação social, política e desportiva e é isso que estamos a fazer, a evoluir e a contribuir para um novo ciclo competitivo".

O grupo fundador, denominado agora por G4, é formado pelo Sporting CP, campeão europeu em título, pelos finlandeses do Old Power, pelos suecos do FIFH Malmo e pelos alemães do Hansa Rostock. "Iniciámos a constituição desta associação que já tem dezenas de clubes envolvidos. A EGCA será um órgão independente que representará directamente os clubes de goalball ao nível europeu. A EGCA substituiu o Grupo G4 e o Fórum SEGL, sendo a voz dos clubes, posicionando-se como uma parte importante do panorama europeu do goalball", contiunou o finlandês.

A EGCA existe para proteger e promover o goalball do clube europeu. O seu objetivo é criar um modelo de governança mais democrático, que realmente reflicta o papel fundamental dos clubes. A EGCA trabalhará para fortalecer cada clube em benefício de todos e para garantir que o clube de goalball seja reconhecido pelos tomadores de decisão como o elo mais directo com os adeptos e suas comunidades.

O presidente da EGCA apresentou ainda a Direcção que estará em funções até ao final dos jogos paralímpicos de Paris (2024) sendo que o Sporting Clube de Portugal assume a vice-presidência da associação, com Márcia Ferreira, que foi escolhida pelos seus pares como directora executiva da EGCA.