Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Grande vitória no regresso

Por Sporting CP
19 Fev, 2021

Hóquei supera OC Barcelos por 4-2

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta sexta-feira, o OC Barcelos por 4-2 na 20.ª jornada do Campeonato Nacional. No jogo grande da semana, realizado no Pavilhão João Rocha, a turma de Alvalade foi superior e conquistou três pontos contra os líderes da tabela classificativa.

No primeiro jogo depois da paragem forçada com isolamento profilático devido a casos de COVID-19 no plantel dos Leões - estando, por isso, com vários jogos em atraso -, era a muita a expectativa para perceber em que forma se apresentava o conjunto orientado por Paulo Freitas. E a resposta deu-se com muita intensidade desde o minuto inicial, com Gonzalo Romero a ser o autor da primeira tentativa de golo. Do outro lado, Ângelo Girão brilhou entre os postes aos três minutos, mas não conseguiu evitar o 0-1 para o OC Barcelos pouco depois. Num movimento de rotação, Joca Guimarães inaugurou o marcador.

O Sporting CP podia ter empatado logo a seguir, por intermédio de João Souto, e foi só preciso esperar mais alguns segundos para o 1-1. Depois de combinar com João Souto, Gonzalo Romero finalizou um contra-ataque com um potente remate que só parou no fundo das redes. O jogo continuava bom e Zé Pedro atirou uma bola ao ferro da baliza verde e branca, tendo-se seguido uma grande penalidade a favorecer o emblema Leonino graças a uma falta sofrida por João Souto. Na conversão, ainda assim, Constantino Acevedo defendeu o tiro de Pedro Gil.

Os Leões eram, nesta fase, a formação mais perigosa e estavam bem mais perto de marcar do que de sofrer. Prova disso foram as grandes oportunidades de Matías Platero, primeiro, e de Gonzalo Romero, a seguir, este último em nova grande penalidade falhada. Finalmente, à passagem do quarto de hora, o Sporting CP chegou ao 2-1: assistência de Pedro Gil para Toni Pérez, à boca da baliza, desviar para o golo numa altura em que tinha acabado de reentrar em pista o quinto jogador do OC Barcelos, que estava com menos um depois do cartão azul para o treinador Rui Neto.

Os minhotos não estava satisfeitos com a desvantagem e, por isso, partiram em busca do empate. Conseguiram-no a cerca de cinco minutos do intervalo com Miguel Rocha a facturar, mas a noite era verde e branca e o Sporting CP, já depois de Ângelo Girão ter defendido um livre directo, voltou a colocar-se na frente aos 23 minutos. Desta vez foi o OC Barcelos a provocar um livre directo e Ferran Font, chamado a converter, não desiludiu, apontando o 3-2.

Mas, e apesar do pouco tempo até ao intervalo, ainda houve história para contar na primeira parte. O OC Barcelos teve uma grande penalidade, mas Ângelo Girão voltou a aparecer em bom plano, negando o golo a Reinaldo Ventura. Com mais um atleta em pista em virtude dos cartões azuis vistos pela equipa barcelense, o Sporting CP conseguiu o 4-2 no último segundo dos 25 minutos iniciais. Foi Toni Pérez a aparecer na zona de que tanto gosta, perto da baliza, e a desviar na perfeição. 4-2 e vantagem caseira ao intervalo.

A intensidade e a vontade dos dois adversários continuaram bem altas na segunda parte, mas as oportunidades de golo diminuíram. As faltas, por outro lado, aumentaram.

Aqui e ali, as equipas foram ameaçando o golo, mas os guarda-redes ou a falta de acerto iam impedindo que o marcador voltasse a ser alterado. Ângelo Girão, na baliza Sportinguista, esteve em destaque ao travar algumas investidas do OC Barcelos. Aos 36 minutos, o Sporting CP cometeu a décima falta e, por isso, os visitantes tiveram direito a um livre directo. No seguimento, Ângelo Girão voltou a defender, desta feita a remate de Darío Giménez.

A seguir, duas grandes penalidades em um minuto para o OC Barcelos: no primeiro, nova defesa de Ângelo Girão, enquanto no segundo a bola saiu para fora. Foi a vez, depois, de o Sporting CP criar perigo por intermédio de Matías Platero e, aos 42 minutos, de ter direito a um livre directo a castigar as dez faltas do OC Barcelos, mas Ferran Font não conseguiu repetir o que fez no primeiro tempo e acertou em cheio no poste.

Até ao final, destaque para a pressão do OC Barcelos, que, já em desespero, tentou tudo para, pelo menos reduzir, mas acertou no poste uma vez e várias em Ângelo Girão, que completou uma exibição de bom nível. Terminado o desafio, triunfo por 4-2 para o Sporting CP.

Os Leões voltam a jogar na próxima quarta-feira, recebendo a AD Valongo no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto e Gonzalo Romero. Jogaram ainda: Pedro Gil [C], Ferran Font, Toni Pérez e Telmo Pinto. Não utilizado: Zé Diogo [GR].