Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rugido para começar o novo ano

Por Sporting CP
08 Jan, 2022

Hóquei em patins bateu AD Valongo (5-2)

Para iniciar a segunda volta do Campeonato Nacional, a equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal começou 2022 sobre rodas, vencendo a AD Valongo por 5-2 no jogo da 14.ª jornada.

Depois de uma primeira parte muito eficaz, os Campeões Nacionais e Europeus da modalidade impuseram a sua superioridade na pista e somaram os primeiros três pontos no novo ano. A um inspirado Gonzalo Romero – hat-trick – juntaram-se ainda os dois golos de Toni Pérez.

Frente ao sétimo classificado, Paulo Freitas lançou Ângelo Girão, Matías Platero, Henrique Magalhães, Ferran Font e Toni Pérez no cinco inicial. Logo a abrir, num rápido contra-ataque, o avançado espanhol ficou perto do desvio decisivo, enquanto na resposta nortenha Girão fechou a sua baliza com sucesso. Depois do equilíbrio inicial, o 1-0 cairia cumpridos os cinco minutos: Platero endossou uma bola em direcção à baliza contrária e a bola, sdesviada por Toni Pérez, acabou no fundo das redes.

Seguiu-se a réplica da AD Valongo, mas uma sólida organização defensiva e um Girão atento desbaratavam as investidas visitantes. Os Leões não se ficaram e foram à procura do 2-0, que chegaria directamente do stick de Toni Pérez. Antes, o recém-entrado Alessandro Verona já tinha ameaçado por duas vezes, acertando inclusive no ferro.

Só dava Sporting CP e, apenas três minutos depois do golo, Gonzalo Romero atirou forte para o 3-0, acentuando a superioridade verde e branca na partida. Logo a seguir, Rafael Bessa viu o cartão azul depois de um choque violento com Romero, mas o próprio argentino dos Leões não conseguiria converter a bola parada.

Por sua vez, a turma de Alvalade atingiu a sua décima falta e Facundo Navarro atirou a contar no respectivo livre directo, reduzindo a diferença no marcador. Apesar das últimas ameaças de Henrique Magalhães, o 3-1 seguiu para o segundo tempo.

Entrado para os segundos 25 minutos, Gonçalo Nunes ficou perto do quarto logo no reatamento, tal como Font, que desperdiçou pouco depois nova bola parada favorável aos Leões. De seguida, Platero viu o cartão azul, mas Girão desta vez levou a melhor sobre Navarro, travando o livre. Embora em inferioridade numérica, o Sporting CP deu uma verdadeira lição defensiva – com Girão a brilhar – para aguentar a reacção nortenha.

No entanto, a 15 minutos do fim, Rafael Bessa apontou o 3-2 em mais uma bola parada. A resposta verde e branca, porém, também não se fez tardar e Romero foi o encarregado de converter a décima falta adversária, marcando na recarga o quarto dos Leões. Eram constantes os vaivéns de parte a parte, mas voltou a ser o conjunto de Paulo Freitas a festejar. Após uma oportunidade de João Almeida, 'Nolito' Romero arrancou e só parou depois de assinar o seu hat-trick.

O 5-2 baixou o ritmo da partida, favorecendo os interesses da turma Leonina, que com posses longas foi gerindo o resultado e o jogo, mas sem nunca deixar de procurar a baliza rival. Antes do fim, Verona ainda viu o cartão azul, porém o marcador não voltou a sofrer alterações.

Com este desfecho, o Sporting CP soma 31 pontos e sobe ao segundo lugar, ficando a três do líder FC Porto. Na próxima jornada, os Campeões Nacionais e Europeus deslocam-se ao recinto do HC Braga.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, Gonçalo Nunes, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [C] e Gonzalo Romero.