Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Reviravolta tardia acabou em goleada

Por Sporting CP
05 Out, 2022

Leões venceram HC Braga com golos nos últimos dez minutos (5-1)

Para iniciar um feriado pleno de acção no Pavilhão João Rocha, a equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, esta quarta-feira, o HC Braga por 5-1 no jogo da quarta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Após uma primeira parte de sentido único apontado à baliza minhota, embora sem golos, tudo se resolveu nos últimos dez minutos e depois de um golo repentino do HC Braga contra a corrente do jogo. A reacção verde e branca chegaria em força nos últimos dez minutos e com a eficácia que tinha faltado até então: João Almeida, Gonzalo Romero, Ferran Font (dois) e João Souto marcaram e carimbaram a segunda vitória consecutiva dos Leões no campeonato.

Com Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Alessandro Verona, Matias Platero e Toni Pérez no cinco inicial, a turma de Alvalade começou a todo o gás e só o guardião Nélson Filipe evitou o golo aos Leões. Verona – duas vezes – e Platero ameaçaram com stickadas de longe e, aos três minutos, Toni Pérez dispôs de um livre directo, mas Nélson Filipe travou a primeira tentativa e a barra a segunda.

Ao bom início Leonino, os bracarenses tentaram responder com posses mais longas, embora o perigo continuasse a vestir-se de verde e branco: duas defesas por instinto, em poucos minutos, impediram o golo a João Souto e, depois, foi Ferran Font a somar várias stickadas ao lado. O cerco Leonina era cada vez mais sufocante – e assim continuou – faltando apenas encontrar o caminho para o golo por entre a defesa baixa minhota, enquanto a partir do banco o treinador Alejandro Domínguez ia rodando as suas peças.

Nas derradeiras oportunidades da primeira parte, Verona não concluiu da melhor maneira uma triangulação perfeita e, depois, Platero, surgido de trás, acertou no ferro. Assim, o nulo seguiu teimosamente para os segundos 25 minutos e com eles chegariam, finalmente, os golos, mas para isso o Sporting CP teve de continuar a insistir – e muito.

De longe, à boca da baliza ou em transições, a turma de Alvalade tentava de tudo, porém sem sucesso. O HC Braga, por sua vez, praticamente ainda não tinha testado Girão e à passagem dos 34 minutos foi feliz e Pedro Mendes inaugurou o marcador completamente contra a corrente do jogo.

A seguir, num lance de Verona a bola ficou a centímetros da linha de golo e o guardião Nélson Filipe continuou a ser o grande obstáculo para os Leões de Alejandro Domínguez. No entanto, depois de defender uma primeira tentativa, não conseguiu impedir a recarga e João Almeida reestabeleceu o empate a dez minutos do fim.

Já com o Pavilhão João Rocha a empurrar a equipa, a merecida reviravolta não tardou a confirmar-se, porém ainda com um novo susto pelo meio. Os Leões chegaram primeiro à décima falta, mas Girão, a dois tempos, superiorizou-se e lançou aquele que seria o lance do 2-1. Num rápido contra-ataque, Romero recebeu na direita, conduziu para dentro e stickou forte e cruzado para a explosão de alegria nas bancadas, abatendo, por fim, a resistência minhota.

A muito custo, apesar do domínio, o Sporting CP chegou pela primeira vez à frente do marcador e, no minuto a seguir, Ferran Font não desperdiçou a décima falta bracarense e apontou o 3-1 da tranquilidade. Já a menos de dois minutos da buzina final, João Souto encostou para um novo golo e Ferran Font completou o seu ‘bis’, fechando a contagem com a eficácia que faltou – e se justificava - até então no marcador.

Desta forma, a turma de Alvalade atingiu os nove pontos e volta a entrar em acção, já este sábado, visitando a AD Valongo.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.