Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões começam em vantagem na meia-final dos play-offs

Por Sporting CP
20 maio, 2023

Reviravolta de garra sobre o OC Barcelos (6-5)

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o OC Barcelos por 6-5 no primeiro encontro da meia-final dos play-offs do Campeonato Nacional, que será disputada à melhor de cinco jogos.

Mais uma vez, cumpriu-se aquela que tem sido a tradição esta época diante do sempre perigoso OC Barcelos: sexto duelo, quarta vitória verde e branca e ainda nenhuma derrota. Além disso, este foi o terceiro jogo entre os dois emblemas no Pavilhão João Rocha e também a terceira vitória Leonina. No entanto, foi preciso suar e perseverar muito.

Desde os nove minutos que os Leões de Alejandro Domínguez tiveram de correr sempre atrás do resultado e foram conseguindo fazê-lo, anulando de forma sucessiva as margens mínimas visitantes. Seria já perto do fim, a dois minutos da última buzina, que o Sporting CP se fez pela primeira vez com a liderança do marcador, e bastou. O herói foi o capitão Gonzalo Romero, que se encheu de inspiração para sentenciar o triunfo com um verdadeiro golaço e dar o melhor início possível aos Leões nesta meia-final.

Para enfrentar os barcelenses, os Leões iniciaram o embate com Zé Diogo na baliza e Alessandro Verona, Matias Platero, Toni Pérez e Gonzalo Romero em pista. E desde o primeiro segundo, o jogo foi muito aberto, com constantes vaivéns e um ritmo frenético. Só as sucessivas – e bem-sucedidas - intervenções dos guardiões Zé Diogo e Conti Acevedo foram travando as várias bolas perigosas e mantendo a fase inicial do duelo sem golos.

No entanto, o nulo não passaria incólume dos primeiros dez minutos, com Alvarinho, ex-Sporting CP, a stickar para o 0-1. Pouco depois, o capitão Romero até dispôs de uma bola parada, mas Acevedo travou a tentativa com o capacete.

Já quando os Leões encontraram, finalmente, o fundo das redes adversárias, por Henrique Magalhães, logo no lance a seguir o OC Barcelos respondeu de imediato com o 1-2, de Danilo Rampulla.

Missão difícil no Pavilhão João Rocha, como seria expectável, mas o Sporting CP nunca virou a cara à luta e, em cima dos 20 minutos, os Leões de Alejandro Domínguez foram premiados pela insistência. Ferran Font ‘caçou’ uma bola perdida na área para fazer o 2-2 e, a seguir, Zé Diogo segurou o empate defendendo um penálti a Alvarinho.

E depois de OC Barcelos já o ter feito, na recta final da primeira parte inverteram-se os papéis: a um novo golo nortenho, de Miguel Vieira, agora foi o conjunto verde e branco a responder o mais rapidamente possível, outra vez à boleia do oportunismo de Ferran Font (3-3). No entanto, ainda muita acção ficou reservada para os derradeiros segundos.

Numa stickada cruzada, Ferran Font ficou muito perto do hat-trick e de colocar o Sporting CP pela primeira vez em vantagem no resultado, mas seria o OC Barcelos a sair a sorrir para o intervalo. A nove segundos da buzina, Platero viu o cartão azul e Luís Querido converteu a respectiva bola parada, fixando o 3-4 no fim dos primeiros 20 minutos para gáudio dos ruidosos adeptos visitantes presentes.

Assim, continuou a ser a turma de Alvalade a ter de continuar a correr atrás do prejuízo e, mais uma vez, com sucesso para reestabelecer o empate. Poucos minutos depois de Ferran Font ter desperdiçado o livre directo fruto da décima falta adversária, Alessandro Verona apareceu na área a toda a velocidade para assinar o 4-4.

Nesta fase foi mais evidente o ascendente verde e branco, tentando remeter o OC Barcelos para junto da sua baliza. Ainda assim, mais uma vez foi a eficaz equipa de Paulo Freitas – com alguma felicidade à mistura – a saltar para a frente do marcador, mas outra vez por pouco tempo.

Foi João Almeida a repor o empate com o 5-5 e, a seguir, só Conti Acevedo - a dois tempos - impediu mais um golo Leonino, defendendo um penálti a Romero. Ainda não seria desta que o Sporting CP assumiu a liderança no resultado, mas o ponto de viragem chegaria mesmo.

Ora, depois de tanto equilíbrio, tudo se decidiria perto do fim, quando apareceu toda a potência de Nolito Romero. Em zona frontal, ligeiramente descaído para a direita, o argentino puxou a culatra atrás e o ‘míssil’ entrou no ângulo quando faltavam cerca de dois minutos para a última buzina.

Até ao fim, os Leões de Alejandro Domínguez - embalados pelas bancadas do Pavilhão João Rocha - agarraram-se à vantagem e nem a derradeira aposta do OC Barcelos no guarda-redes avançado foi capaz de mudar o rumo dos acontecimentos. Missão cumprida com um triunfo muito suado para o hóquei verde e branco que, assim, começa a meia-final em vantagem.

O próximo embate entre os dois emblemas é já esta quarta-feira (20h00), desta feita em Barcelos.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Gustavo Carvalho [GR], Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.