Empate em casa no arranque do Campeonato
14 Out, 2025
Igualdade do Sporting CP frente à AD Sanjoanense por 2-2 na 1.ª jornada o Campeonato
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou esta terça-feira em casa, frente à AD Sanjoanense, por 2-2, em partida da 1.ª jornada do Campeonato Nacional.
Um empate muito injusto para o Sporting CP se atendermos ao número de remates e de oportunidades criadas pelos campeões do Mundo e recentes vencedores da Supertaça Nacional, resultado que também se explica pela exibição fenomenal de Juanma Carrion, com um número elevadíssimo de grandes defesas, uma das quais a cinco segundos para o final, num livre directo executado por Gonzalo Romero.
O guarda-redes da AD Sanjoanense foi um obstáculo quase intransponível na baliza da formação de São João da Madeira e nele residiram muitos dos méritos defensivos do conjunto visitante, uma boa equipa, mas que em diversos momentos ‘viveu’ da noite excepcional de Juanma Carrion.
Antes do apito inicial, a equipa da AD Sanjoanense, num gesto de enorme desportivismo, fez guarda de honra aos campeões do Mundo de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal.
Depois de várias tentativas sem sucesso, muitas delas negadas pela boa exibição de Juanma Carrion, com 11’02 para o intervalo foi assinalada grande penalidade contra o Sporting CP e Xano Edo defendeu a tentativa de Hugo Santos.
Com cerca de nove minutos para jogar, a equipa de São João da Madeira jogou com menos um hoquista, devido a um cartão azul, mas a formação orientada por Reinado Ventura aguentou sem sofrer golos, como foi aguentando, assente numa autêntica muralha que estava a ser o muito ágil guarda-redes, Juanma Carrion, não apenas no tempo em inferioridade numérica, mas nos minutos seguintes, em paradas perante Danilo Rampulla, Gonzalo Romero e Rafael Bessa, que tentaram de todas as formas ultrapassar a oposição do dono da baliza da AD Sanjoanense já de cinco contra cinco.
A 51 segundos para o final da 1.ª parte, uma mão de um jogador da AD Sanjoanense levou à marcação de uma grande penalidade, mas o remate e a recarga de Rampulla foram defendidos por Juanma Carion. Intervalo e um raro 0-0 no marcador, com alguma falta de calma a finalizar por parte do Sporting CP.
Na segunda parte, com 23’15 para jogar, em golo de Rafael Bessa, o Sporting CP colocou-se em vantagem, mas com 22’11, um bom remate de Hugo Santos encontrou o fundo da baliza Leonina para o empate. Dois golos em pouco mais de um minuto, um para cada lado.
Com 20’42, Gonzalo Romero teve uma grande penalidade, mas depois de começar a desequilibrar o guarda-redes da equipa da AD Sanjoanense, perdeu o contacto com a bola e o lance gorou-se.
Com 17’07 para o final, Henrique Magalhães viu o guarda-redes da equipa de São João da Madeira fazer duas defesas que pareciam impossíveis e consecutivas e com 15’29 para o apito final, nova sensacional defesa, agora a remate de Rampulla. O Sporting CP trocava bem a bola, mas esbarrava na organização defensiva da equipa forasteira e no guarda-redes.
Com 14’09 para o final, grande penalidade contra o Sporting CP, e Hugo Santos em transformação perfeita, fez o 1-2 para a equipa da AD Sanjoanense.
O Sporting CP voltou à carga para tentar marcar, pois já havia desvantagem no marcador, mas pela frente foi encontrando Juanma Carrion exemplar na baliza da AD Sanjoanense, com defesas estratosféricas que iam impedindo o empate à formação Leonina, fosse em remates de meia distância, ou em oportunidades em que os jogadores Leoninos se conseguiram isolar.
As ocasiões eram travadas pela noite de enorme inspiração de Juanma – Rampulla que o diga, tantos foram os remates do internacional argentino defendidos pelo dono da baliza da equipa visitante.
Com 3’32 para o final, a AD Sanjoanense acertou na trave da baliza Leonina, num lance de contra-ataque. Com 2’3 para o final, um remate de meia distância de Gonzalo Romero, o Sporting CP empatou o jogo a dois golos.
A dez segundos para o final e a dar tudo por tudo, Facundo Navarro evitou que com a baliza deserta, a AD Sanjoanense voltasse a marcar e no mesmo lance, o argentino foi derrubado. 15.ª falta de equipa assinalada à AD Sanjoanense e livre directo a favor dos Leões, a cinco segundos para o final.
Na tentativa de conversão, Gonzalo Romero viu o guarda-redes da equipa visitante defender o remate e o jogo terminou com empate a dois golos, castigo muito pesado para o esforço do Sporting CP, que fez um bom jogo, ainda que parecesse acusar algum desgaste físico, numa semana anterior hiper-exigente, mas em que esta terça-feira ficou longe na eficácia do volume de jogo criado.
O reconhecimento ao esforço dos Campeões do Mundo foi o tributo de aplausos dos adeptos Sportinguistas à equipa de Edo Bosch no final da partida.
Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Henrique Magalhães, José Diogo [GR], Gonzalo Romero [C]