Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rafael Bessa: "Entrar com qualidade e intensidade no máximo"

Por Sporting CP
22 Nov, 2025

Sporting CP recebe FC Porto este domingo, às 19h00, na 7.ª jornada do Campeonato de hóquei em patins

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebe o FC Porto este domingo, para o Campeonato Nacional, a partir das 19h00, e na antevisão à partida, o jogador Leonino Rafael Bessa deu conta das intenções da formação Sportinguista no clássico, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“É um clássico, resta pouco a falar de jogos frente ao FC Porto. Nos últimos dois anos temos tido muitos jogos contra eles, sempre com um nível de exigência altíssimo, infelizmente nos play-offs as coisas não nos correram bem e agora temos um sentimento de que ficámos a dever alguma coisa aos adeptos, principalmente depois da derrota na época passada. Encaramos este jogo com as expectativas no máximo, sabendo que as dificuldades vão ser enormes, como o FC Porto nos tem colocado nos últimos jogos, mas vamos trabalhar. Trabalhar depois de vitórias é sempre mais fácil e no domingo tentar entrar com intensidade no máximo e qualidade também no máximo”.   

O hoquista do Sporting CP destacou a importância da intensidade, mas também do rigor defensivo que o Sporting CP tem procurado apurar na semana e que já deu frutos na WSE Champions League, com o triunfo por 5-0 diante do Hockey Bassano 1954.

“Foi uma semana em que trabalhámos especialmente a defesa, porque sentíamos e o Edo [Bosch] fez questão de frisar isso durante a semana que a defesa nos tinha falhado, embora tivéssemos sofrido poucos golos nos últimos jogos, sentíamos que havia alguma coisa a melhorar e durante esta semana trabalhámos afincadamente sobre o processo defensivo. Acabou por dar resultados na quinta-feira [triunfo frente ao Hockey Bassano 1954, por 5-0). Adianta de pouco se não conseguirmos dar continuidade a este processo defensivo, da mesma forma que o processo ofensivo, mas acho que a chave passa muito por aí”, referindo que a intensidade alta do jogo a meio da semana frente à formação italiana na WSE Champions League é para tentar transportar para o jogo frente ao FC Porto:

“Sabemos que é uma equipa que vai tentar fazer o que fizemos aqui [na quinta-feira], nós vamos ter as nossas armas, eles terão as deles, com certeza, mas esperamos sair vencedores no domingo”.

Rafael Bessa acredita numa equipa do Sporting CP cada vez mais preparada para a elevada exigência dos jogos. “Sim, claramente. Tivemos um início de época um pouco atípico, com muitas competições, muitos jogos decisivos e foi preciso manter sempre as altas rotações. Tivemos alguns deslizes no Campeonato, mas continuamos a encarar todos os jogos com a máxima responsabilidade, ainda para mais depois desses deslizes e esperamos manter a intensidade. Jogamos no Sporting CP, temos de ganhar todos os jogos, temos de ganhar todas as competições e domingo estaremos cá para presentear os adeptos com mais uma vitória e dar tudo pelo símbolo que temos ao peito”.

O avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting CP lançou o convite aos Sportinguistas para mais uma grande afluência a fim de apoiarem a equipa Leonina no Pavilhão João Rocha. “Os nossos adeptos são fulcrais na intensidade que nós muitas vezes conseguimos meter em pista, o facto de conseguimos chegar mais longe, correr mais rápido, rematar mais uma bola e faço o convite para domingo aparecerem em massa, esperamos contar com o apoio deles, que nos puxem para lá das nossas forças, que assim estamos muito mais perto de ser felizes”.        

Os 100 jogos de Rafael Bessa no Sporting CP 

Rafael Bessa abordou ainda os 100 jogos que leva no Sporting CP, marca cumprida na quinta-feira, com o embate diante do Hockey Bassano 1954 e não escondeu o orgulho pelo registo.

“Acima de tudo, sentir que estou a escrever uma história bonita com este símbolo ao peito. É realmente um orgulho. Cheguei aqui com 22 anos, a tentar agarrar um sonho, ainda com muitas dúvidas na cabeça, mas a verdade é que agora olhando para trás e concluindo esta marca dos 100 jogos, tenho a certeza absoluta de que foi a decisão certa. Acabei por perceber isso muito cedo, mas agora marcando os 100 jogos, claramente que olho para trás com muito orgulho e que sigam muitos mais jogos e muitos mais anos a escrever esta história bonita com este símbolo ao peito”.

Rafael Bessa destacou a evolução que tem registado desde que é jogador do Sporting CP e a importância de estar integrado num grupo de jogadores top mundial. “Todas as dúvidas foram um bocado contrariadas pelo sentimento e pela expectativa de treinar com os melhores jogadores do Mundo. Tive a sorte de apanhar uma geração que me ensinou muito, continuo agora a aprender com gente nova, mas com uma qualidade tremenda e a verdade é que tentei fazer o meu caminho e tem corrido bem, sempre com as expectativas em alta, com trabalho diário, com a expectativa de que isto resulte, dê frutos. Tem corrido bem e sinto, claramente, uma evolução desde que aqui cheguei”.