Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Verona e Romero trouxeram a lucidez para uma segunda parte de loucos

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Leões impuseram-se num vibrante duelo com o Juventude Pacense (6-3)

No Pavilhão João Rocha, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP recebeu e bateu a Juventude Pacense por 6-3, este domingo à tarde, em partida da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Após um primeiro tempo sem golos, uma repentina recuperação do duro conjunto visitante até anulou a reentrada de luxo dos Leões na segunda parte – de 3-0 para 3-3 – mas a arte de Alessandro Verona (hat-trick), Gonzalo Romero (‘bis’) e Santiago Honório, autores dos golos Leoninos, acabou por resolver a encruzilhada com muita classe.

Embora chegasse à casa das modalidades no 12.º e antepenúltimo lugar da classificação, o emblema de Paços de Ferreira tinha apenas uma derrota nos últimos seis jogos, averbada na Luz (2-1) e até arrancou um ponto em casa do FC Porto (3-3). Alertas significativos para os Leões de Edo Bosch, que se lançaram ao ataque assim que arrancou a partida e ‘Nolito’ Romero, num lance de insistência, deixou o primeiro aviso, mas foi preciso esperar até que o marcador começasse a mexer.

Até porque ambos os guarda-redes assumiram-se como primeiros protagonistas do encontro: Xano Edo defendeu penáltis de Tomás Pereira e Diogo Abreu, enquanto pelo meio, do outro lado, Gabriel Costa fez o mesmo perante Rafa Bessa.

E depois de uma fase mais repartida do jogo, nem dois períodos de superioridade numérica – por cartões azuis a adversários - serviram ao Sporting CP para encontrar o caminho do golo. Foi nos últimos instantes da primeira parte que o 1-0 esteve inicialmente mais perto, mas nem dois desvios de Facundo Navarro à boca da baliza, nem uma stickada de Alessandro Verona (ao ferro) tiveram êxito e o incomum 0-0 vigorou no final dos primeiros 25 minutos.

Já no segundo tempo, 15 segundos apenas bastaram para inaugurar finalmente o marcador: Verona recebeu em zona frontal e, em força, não deu qualquer hipótese de defesa.

E os revigorados Leões, que até podiam ter dilatado logo a vantagem, não tardaram a fazê-lo, imediatamente a seguir a um cartão azul para cada equipa – foi uma partida bastante acidentada. Lançado por Verona, Romero esgueirou-se pela esquerda e definiu com classe, atirando cruzado para o 2-0 que premiou a excelente reentrada verde e branca, embora não ficasse por aqui.

Dois minutos volvidos, Verona foi chamado a converter uma bola parada e na própria recarga assinou também o terceiro golo do Sporting CP. Além disso, por esta altura Xano Edo - monstruoso entre os postes - já tinha mais dois penáltis defendidos.

Só que a vantagem que tanto custou a ganhar num intervalo de cerca de um minuto viu-se reduzida para 3-2 e depois, a 14 minutos do fim, o Juventude Pacense, de forma repentista, reestabeleceu mesmo a igualdade – golos de Miccoli (dois) e Joca Guimarães.

A partir deste momento, o jogo ficou muito perigoso e os vaivéns na pista de ambas as equipas foram sucessivos. Tomás Pereira, para os visitantes, acertou no ferro, tal como Verona instantes depois, porém Romero foi lesto a recolher a recarga e ofereceu o 4-3 de ‘bandeja’ ao jovem Santiago Honório.

Uma vantagem defendida, mais uma vez, por Xano Edo – nova ‘nega’, agora na décima falta Sportinguista – e finalmente alargada de forma definitiva por dois lances de génio. Primeiro, Verona protagonizou uma fantástica arrancada por dentro para assinar o hat-trick e, logo a seguir, Romero repetiu o slalom para fixar o 6-3 final em beleza.

Grande jogo de hóquei em patins e uma resposta à altura da equipa do Sporting CP, que saiu com o seu segundo lugar reforçado (22 pontos) e aumentou para quatro o número de jornadas seguidas a vencer – e uma série já de sete jogos, no total, de invencibilidade.

Na próxima jornada do Campeonato Nacional, os Leões de Edo Bosch visitam o SC Tomar.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafa Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Facundo Navarro, Santiago Honório, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero [C]