Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Reviravolta tardia tramou Leões

Por Sporting CP
22 Jan, 2026

Derrota europeia em casa da UD Oliveirense (4-2)

A fechar a primeira volta do grupo B, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP visitou a UD Oliveirense e perdeu por 4-2, esta quinta-feira à noite, em partida referente à quinta jornada da WSE Champions League.

No Pavilhão Dr. Salvador Machado, a primeira parte do duelo foi bastante fechada e assim se manteve também o marcador quase até ao intervalo.

A formação de Oliveira de Azeméis até começou por cima e deixou ameaças num penálti madrugador – João Souto atirou desenquadrado – e numa bola ao ferro, enquanto os Leões, sem ‘Nolito’ Romero nas opções e com muitas dificuldades para ‘furar’ a defesa adversária, tiveram a sua melhor oportunidade de bola parada e também Danilo Rampulla não teve sucesso.

Tardou, mas a equipa verde e branca encontrou o caminho para o golo ainda na primeira parte. Mesmo no último minuto antes do intervalo, Roc Pujadas levou a equipa para o ataque a toda a velocidade, soltou em Henrique Magalhães sobre a direita e o capitão Leonino, depois de puxar para dentro, atirou a contar.

Além disso, só a buzina salvou a UD Oliveirense de sofrer o segundo logo de seguida, porque Facundo Navarro ainda fez balançar as redes, embora já não tenha sido a tempo de ser válido.

Por sua vez, a equipa da casa respondeu nos primeiros cinco minutos do segundo tempo, com Marc Rouzé a converter a décima falta Sportinguista, mas voltaria a ser o Sporting CP a assumir a liderança do marcador e já dentro dos últimos dez minutos. Depois de os Leões terem aguentado um período em inferioridade numérica por cartão azul a Roc Pujadas, apareceu a magia de Danilo Rampulla, que vindo de trás, arranjou espaço e de longe não hesitou em encher o stick para fazer o 1-2 de forma fulminante.

Contudo, foi a partir daqui que tudo ruiu em Oliveira de Azeméis para os comandados de Edo Bosch. Apenas um minuto depois, uma ‘picadinha’ de Joan Galbas repôs o empate e a cinco minutos do fim o camisola 55 aproveitou um contra-ataque para voltar a marcar e confirmar a reviravolta no jogo.

Logo a seguir, um cartão azul a Marc Rouzé por entrada indevida em pista podia ter custado caro à UD Oliveirense, mas o Sporting CP, embora tenha ‘carregado’, não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e também não teve proveito num forcing final já com cinco jogadores em pista e sem guarda-redes. Aliás, foi o ex-Leão João Souto a aproveitar isso para sentenciar o 4-2 final no último minuto.

Menos de uma semana depois da vitória verde e branca sobre este mesmo emblema (4-3 para o Campeonato Nacional), em Oliveira de Azeméis a equipa da casa, que ainda não tinha vencido em 2026, ficou com os três pontos europeus e igualou os Leões e o HC Liceo na classificação – todos com sete pontos, atrás apenas dos 15 do SL Benfica.

Agora, pela frente, o Sporting CP de Edo Bosch tem uma visita ao recinto da AD Valongo a contar para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafa Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Henrique Magalhães [C], Zé Diogo