Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Diogo Ganchinho: "Decisão de responsabilidade"

Por Sporting CP
25 Mar, 2020

Salomé Rocha e Alexis Santos também reagiram ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Diogo Ganchinho, Salomé Rocha e Alexis Santos, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting Clube de Portugal, comentaram esta noite no ‘Sporting Grande Jornal’ – programa da Sporting TV – a decisão tomada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) de adiar a realização dos Jogos Olímpicos (JO) de Tóquio para uma data a definir até ao Verão de 2021.

“Esta decisão protege os interesses não só dos atletas e da comunidade olímpica, mas também de todos os cidadãos. A organização dos JO envolve, além de desportistas e respectivos treinadores, muitos voluntários e público. Esta é uma decisão responsável e que nos dá ânimo para continuarmos a acreditar no sonho olímpico. (…) Alguns atletas estavam muito preocupados não só com as condições que teriam para se prepararem, mas também com a questão de quão justos seriam uns JO realizados nesta fase. É unânime que esta decisão veio apaziguar o estado de espírito da comunidade”, considerou o ginasta Pedro Ganchinho.

Já Salomé Rocha, corredora verde e branca, disse que esta “é uma notícia triste, mas ao mesmo tempo compreensível”.

“Estamos a passar por um momento muito complicado e a prioridade é que possamos criar condições para ultrapassar esta situação o mais depressa possível. Tínhamos delineado um plano competitivo de treino tendo em conta a realização dos JO em Agosto de 2020. Teremos de reformular esta questão e criar um novo plano. Por enquanto não será fácil, pois não sabemos quando estarão reunidas todas as condições de segurança e quando irão permitir novas competições”, referiu.

Por fim, Alexis Santos, nadador Leonino, afirmou que esta “foi a decisão certa, apesar de ter demorado algum tempo a ser tomada”.

“Era inevitável tendo em conta a situação que vivemos actualmente. Há atletas que não estão a conseguir treinar de todo e outros que o fazem de forma muito limitada. Seria uma desigualdade enorme e os JO querem transmitir exactamente o contrário: igualdade, união e espírito de equipa. Caso os JO se realizassem nas datas inicialmente previstas, seria bastante injusto para todos e, por isso, fico contente com este adiamento”, disse.

 

Notícia actualizada às 21h30