Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Jorge Fonseca regressa com novo ouro ao peito

Por Sporting CP
12 Jun, 2021

Judoca Leonino orgulhoso do feito histórico

Jorge Fonseca, atleta do Sporting Clube de Portugal, voltou a fazer História ao sagrar-se Campeão Mundial de judo na categoria de -100kg pela segunda vez consecutiva. Neste sábado à tarde, o judoca Leonino aterrou em Lisboa e foi aplaudido no aeroporto, depois da prestação irrepreensível no Campeonato do Mundo em Budapeste, na Hungria.

De ouro ao peito, Jorge Fonseca falou aos jornalistas presentes, afirmando que "foi o Mundial perfeito". "Trabalhei bastante para isto e consegui alcançar o meu objectivo, que era fazer o melhor possível nesta prova, trazendo o ouro para Portugal", começou por dizer.

O judoca venceu todos os cinco combates por ippon - a vantagem máxima no judo – e tornou-se o único atleta Olímpico português Bicampeão do Mundo. "Na primeira vez alguns disseram que era sorte, à segunda já não pode ser... É muito trabalho e muita força de vontade, tinha uma grande ambição, queria ser Campeão do Mundo pela segunda vez. Tinha de mostrar que tinha capacidade para fazer um grande Mundial. O Europeu em Lisboa não correu bem [sétimo lugar], fiquei desiludido, mas levantei a cabeça e mostrei que sou mesmo o Campeão do Mundo", sublinhou Jorge Fonseca.

Sobre a emoção visível enquanto soava o hino nacional na subida ao pódio, o judoca verde e branco não escondeu o orgulho: "Foi um momento de muita felicidade e chorei ao ouvir 'A Portuguesa' pela segunda vez, é algo histórico na minha vida, no judo e no desporto nacional".

Conseguido o ouro, a dança que já se tornou a imagem de marca do judoca de 28 anos também não faltou. "Queria dançar mais um bocado, meteram a música tarde, então tive de o fazer sem música (risos). Deu para me divertir um bocado, é o meu estilo", disse bem-disposto.

Em ano de Jogos Olímpicos, com início marcado para o dia 23 de Julho, Jorge Fonseca quer continuar a fazer História. "Ainda não entrei na História, tenho um grande sonho: ser Campeão Olímpico. Assim entro para a História, mas até lá estou muito feliz por ser bicampeão do mundo", atirou.

A expectativa para Tóquio – onde será cabeça de série - é alta, mas o judoca relativizou a pressão. "Não há pressão, agora vou trabalhar para os Jogos Olímpicos (JO) e chegar a Tóquio para me divertir a fazer aquilo que mais gosto de fazer", garantiu, antes de 'piscar o olho' a uma nova medalha: "Pretendo o ouro e vou trabalhar para isso".

Por fim, Jorge Fonseca dedicou a conquista ao seu treinador, Pedro Soares, técnico do judo do Sporting CP e seleccionador nacional, mas também à família, que o recebeu no aeroporto. "São eles que me dão força e sempre estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis", referiu o judoca, antes de confidenciar que já falou também com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. "Deu-me os parabéns e foi bom ter essas palavras neste momento", concluiu.

Pedro Soares também regressou a Portugal e destacou o "feito histórico" alcançado por Jorge Fonseca, acrescentando que "está de parabéns o judo, o desporto português e o Sporting CP, que é o Clube onde o atleta foi formado", começou por dizer aos jornalistas presentes.

Sobre o trajecto do Bicampeão Mundial em Budapeste, o treinador considerou que a prova realizada foi "imaculada", apesar da dificuldade acrescida. "Em termos de sorteio, a prova até foi mais difícil do que a de 2019. Teve adversários muito fortes desde o início, mas ele foi muito competente. Curiosamente, volta a ser Campeão do Mundo sem sofrer qualquer vantagem, o que só demonstra a sua qualidade. Foi completamente avassalador, projectando os adversários uma e duas vezes. Nunca defendeu essa vantagem, o que faz parte do seu ADN: só joga para marcar. Não consigo encontrar qualquer falha, foi uma prova imaculada", elogiou o técnico, acrescentando: "Esperemos que possa estar a este nível nos JO. Há dias e dias, mas vamos esperar que o dia 29 de Julho seja também um dia feliz".

Além de Jorge Fonseca, o Sporting CP também teve Joana Ramos – que só regressa no domingo - em acção, atleta que aos 39 anos igualou o seu melhor resultado em Mundiais: um quinto lugar que lhe garante uma vaga em Tóquio.

"Grande competição da Joana, este foi de todos os Mundiais aquele em que esteve mais perto de marcar e no qual a sua performance foi a melhor. É uma atleta excepcional e tem um percurso que muita orgulha o Sporting CP e o judo português. Não pára de nos surpreender em termos de competência e atitude, além de ser um grande ser humano", enalteceu, continuando.

"Ela diz que se está a sentir bem. Esperemos que nos JO possa lutar pela medalha e que aquele bocadinho que lhe faltou em Budapeste apareça em Tóquio para que possa fechar a sua carreira com uma medalha Olímpica, porque ela está a esse nível", concluiu.