Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Dar voz aos jovens do râguebi leonino

Por Jornal Sporting
26 Out, 2016

Dos sub-8 aos sub-18, o Sporting CP desenhou uma forte aposta nas camadas de formação da modalidade

No Estádio Universitário de Lisboa desenha-se hoje um projecto que aposta na formação de jovens. Dos sub-8 aos sub-18, mudam-se as idades, mas a paixão que os une continua a ser o râguebi.

O Jornal Sporting decidiu abrir as portas aos mais pequeninos. Sorridentes e eufóricos, a alegria de falar a um dos órgãos de comunicação do Clube levou a todo o tipo de extrapolações: “Um dia vou chegar a Hollywood”, dizia brincalhão Manuel Corte-Real, uma criança de 9 anos que faz parte da equipa de sub-10, enquanto um dos seus companheiros confessava que o seu ídolo é o Gonçalo Uva.

São amantes das placagens e dos ‘rucks’, querem ser muito fortes e no que toca a sonhos, a resposta de alguns está logo na ponta da língua. “Quero ter um filho e inscrevê-lo no râguebi do Sporting CP”, confessou Tiago Fragoso, atleta dos sub-8.

Dos pequenos aos mais graúdos, o caminho a percorrer nos diferentes escalões de formação conta com dois objectivos: “Esta é uma modalidade que promove valores de cooperação, entre-ajuda e solidariedade entre eles. Num outro nível, mais desportivo, queremos ter jogadores nas selecções, como resultado do trabalho que realizamos com eles”, revelou João Telhada, coordenador da formação de râguebi do Sporting CP.

Um bom exemplo do trabalho que é feito nos relvados do Estádio Universitário é Celso Mateus, há 4 anos no Clube de Alvalade, e recentemente convocado para a selecção de sub-18. “É um orgulho, algo que não sei explicar”, revelou o atleta, de ascendência angola, que integra actualmente a equipa leonina orientada pelo treinador Delfim Samy.