Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Kiko Stilwell é Leão

Por Sporting CP
20 Jun, 2023

Cavaleiro é reforço do hipismo do Sporting CP

Francisco 'Kiko' Stilwell é reforço da secção de hipismo do Sporting Clube de Portugal.

Aos 30 anos, o cavaleiro passa a representar um clube pela primeira vez na carreira e logo com um sentimento muito especial.

"Ter-me como atleta do Sporting CP é uma mais-valia tanto para mim como para o Clube. Toda a vida fui adepto do Sporting CP de coração e passar a ser oficialmente atleta Leonino é uma honra", começou por dizer à Sporting TV.

Tendo nascido com uma condição que provocou uma deformação no pé esquerdo, o que obrigou à amputação de parte da perna, Kiko Stilwell tem enfrentado vários desafios ao longo da vida. Ainda assim, o maior objectivo é chegar aos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, uma vez que os Jogos Paralímpicos apenas engloba a disciplina de dressage - e não o concurso completo de equitação (CCE) ou a prova de saltos de obstáculos.

"O grande objectivo é conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos, participar no Campeonato do Mundo de cavalos novos e conseguir a medalha de Campeão Nacional", referiu, explicando que conseguir a meta Olímpica "é muito complicado porque é o planeta inteiro a querer participar", mas prometeu Esforço, Dedicação e Devoção em busca da Glória.

"Vamos trabalhar para que o objectivo seja cumprido. Penso que irei estar no Campeonato do Mundo com alguma facilidade e espero também a medalha de ouro no Campeonato Nacional", contou.

Ao longo da carreira no hipismo, Kiko Stilwell conta com mais de 200 vitórias em provas nacionais e internacionais e 11 medalhas em Campeonatos Nacionais em diversos escalões. É o cavaleiro português com mais participações em Campeonatos da Europa (sete) e é o actual Campeão Nacional de saltos de obstáculos e medalha de bronze no Campeonato Nacional de CCE.

Em 2022, o atleta Leonino foi ainda o primeiro cavaleiro amputado da história a participar num Campeonato do Mundo.