Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

"É uma grande alegria poder voltar a competir"

Por Sporting CP
26 Fev, 2021

Treinador Gonçalo Abrunhosa falou sobre o regresso à competição da equipa de pólo aquático

Quase um ano depois do último jogo oficial, a equipa de pólo aquático do Sporting CP vai dar início à temporada 2020/2021 com o jogo da primeira ronda do Campeonato Nacional, este sábado, diante do SA Dafundo, nas piscinas do Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Na antevisão desta partida, o treinador da formação verde e branca, Gonçalo Abrunhosa, reconheceu que o último ano foi difícil, mas mostrou-se muito satisfeito pelo regresso.

“É com grande alegria que voltamos a competir. Foi um ano difícil, em que estivemos muito tempo privados de treinar e competir. Quando entrámos em confinamento, a 12 de Março, tínhamos acabado de garantir o acesso ao play-off de discussão do título. Íamos entrar numa fase excelente do campeonato, mas que acabou por não acontecer. Ainda assim, conseguimos depois retomar os treinos e agora, finalmente, estamos a um dia de regressar à competição”, começou por dizer, esta sexta-feira, no programa ‘Boa Tarde’ da Sporting TV.

“Ao longo deste ano passámos por tudo. (…) Ficámos em casa e treinámos individualmente quando foi necessário, mas assim que pudemos regressámos com todas as regras. Estivemos cerca de dois meses a treinar na piscina sem qualquer contacto e sem bola, apenas preparação física. Soubemos adaptar-nos e acho que essa foi a nossa maior vitória. Ao fim deste tempo todo, temos uma equipa que se soube renovar e manter-se unida”, assegurou, admitindo, no entanto, que seu conjunto sentiu dificuldades devido às restrições.

“Nada é igual a estar dentro de água e treinar com a equipa. No entanto, o sentimento de união também nos ajuda a ultrapassar os obstáculos. Não estamos a 100% e temos muitas limitações. Mas isso não nos impede de ir à luta para conseguirmos fazer uma boa competição”, afirmou, revelando que “a equipa está completamente diferente”. “Neste momento, a base da equipa sénior é sub-19. Perdemos alguns jogadores, mas conseguimos ir buscar à nossa formação o suficiente para manter a equipa e fazer uma renovação, que se calhar também era necessária”, considerou.

Quanto ao Campeonato Nacional, que sofreu várias alterações no formato devido à pandemia, o Sporting CP vai integrar o grupo da zona sul, juntamente com SA Dafundo e Cascais WPC, sendo que terá de garantir o primeiro lugar para poder disputar depois o título de campeão nacional.

“Antes tínhamos um campeonato mais evoluído, disputado com dez equipas de norte a sul. Fazíamos duas voltas num sistema de pontos que apuravam para um play-off final de apuramento do campeão. Esta mudança deve-se à pandemia, porque não nos devemos deslocar tanto e, portanto, a Federação Portuguesa de Natação optou por fazer primeiro uma competição zonal. (…) Não é mais competitivo, mas é o possível”, referiu.

“Obviamente, queremos chegar ao play-off, mas neste momento é muito complicado prever como estão as outras equipas porque não há jogos de treino. O adversário de amanhã, o SA Dafundo, era uma equipa com a qual, nos últimos anos, temos tido confrontos muitos renhidos. Mas estamos preparados, vai ser um jogo de luta”, finalizou, antes do início da época 2020/2021, que marca também o centenário do arranque do pólo aquático no Sporting CP.