Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Bravo, Leoas!

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

Sporting CP conquista Taça de Portugal frente a AJM/FC Porto

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado à noite, a Taça de Portugal depois de derrotar a AJM/FC Porto por 2-3 num excelente jogo de voleibol disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim. As Leoas acabaram por levar a melhor ao vencerem na negra por 13-15, conquistando assim a terceira Taça de Portugal da história do Sporting CP. A última tinha sido em 1985/1986, mas o Clube esteve 25 anos ausente da modalidade.

As comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no encontro, apesar de ser sido o FC Porto a pontuar primeiro, conseguindo logo nos minutos iniciais do primeiro set uma vantagem de oito pontos (3-11). Entrada fantástica das Leoas, que na recta final ainda viram a formação azul e branca aproximar-se (22-24), depois de o Sporting CP falhar o set point. Ainda assim, Vanessa Paquete conseguiu surpreender a AJM/FC Porto com uma bola no meio e a turma verde e branca fechou o set na frente: 22-25.

No segundo set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e apresentou-se melhor, conseguindo chegar a uma vantagem de cinco pontos, que as Leoas foram encurtando até chegar a 16-15. Até ao final houve equilíbrio e o empate registou-se aos 21-21, com o Sporting CP ainda a passar para a frente (21-22), mas depois de dar a volta a formação azul e branca já não se deixou perder: 25-23, com 1-1 no jogo.

No terceiro set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e a levar a melhor, mas só mesmo já na recta final, depois de ter conseguido empatar nos 22-22. Antes disso, as Leoas tinham conseguido uma vantagem de seis pontos (13-19), mas a formação azul e branca recuperou e beneficiou de algum desgaste notório na turma verde e branca, fechando em 25-23 e passando para a frente no jogo (2-1).

Assim, à AJM/FC Porto bastava voltar a vencer o set para vencer a Taça de Portugal, mas foi o Sporting CP que venceu por 17-25. Este foi, de resto, o set mais desequilibrado de todo o encontro, mas isso só aconteceu mesmo na recta final porque antes disso AJM/FC Porto e Sporting CP somaram pontos à vez. Só que com 17-18, as Leoas descolaram e embalaram para o triunfo.

O encontro teve por isso de ir à negra e no quinto set foram as Leoas a abrir – finalmente – a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (12-14), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais.

Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia, mas assenta muito bem à equipa comandada por Rui Pedro Costa.

Parabéns, Leoas!