Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Decisões reservadas para o quinto jogo

Por Sporting CP
01 Abr, 2023

Sporting CP perde com o Leixões SC (2-3) e adia apuramento para a final

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal acabou por ceder este sábado frente ao Leixões SC por 2-3, depois de ter recuperado de dois sets de desvantagem, caindo na chamada ‘negra’ por 11-15. Isto, num jogo de muitas emoções em que a equipa Leonina tudo fez para ter um resultado diferente.

A equipa do Sporting CP entrou melhor, com um serviço bastante agressivo que colocou muitas dificuldades à recepção do conjunto de Matosinhos e criou condições para as Leoas conseguirem vantagens largas, a mais significativa nos 17-10. Mas o conjunto visitante recuperou, empatou nos 20 pontos e impôs-se no final, com um parcial de 23-25.  

No segundo set, a história inicial foi bem diferente. Começaram mais fortes as visitantes, com um ascendente no marcador traduzido no 1-5. O treinador Leonino Rui Pedro Costa pediu um desconto de tempo e a formação de Alvalade tardou em encurtar a diferença e encostar no marcador. Mas depois conseguiu-o, quando o resultado estava em 12-18, e recuperou até ficar a um ponto, com o resultado em 17-18. Um serviço eficaz da distribuidora Greta Martinelli colocou o resultado em 20-20 e a incerteza pairou até final, com o Leixões SC a voltar a impor-se pelos mesmos números: 23-25.

O Sporting CP tinha de ganhar o terceiro set para continuar em jogo e começou a todo o gás. Uma vantagem inicial de 7-1, com Maria Fernanda em grande evidência, a ser a grande pontuadora. As Leoas estiveram em vantagem por 9-1, mas o Leixões SC recuperou no marcador e, aos 40 pontos disputados, cada equipa tinha ganho 20, ou seja, igualdade a 20 pontos. O equilíbrio continuava a ser a palavra de ordem, com Thais Bruzza a dar depois uma vantagem de 24-22 e o ponto final do 25-23 a ser anotado por Maria Fernanda.

Estava dado o primeiro passo na ambicionada recuperação Leonina no marcador, mas era preciso ganhar mais um set para que tudo continuasse em aberto quanto às aspirações Sportinguistas. O Sporting CP teve dificuldades iniciais, mas com 6-4 já estava na frente no marcador. Situação que se foi mantendo com diferenças na casa dos três pontos, até aos 17-14. Fernanda e Thaís Bruzza estavam inspiradas e ajudavam as Leoas a manter-se na frente, sendo que uma excelente recta final de set culminou na vitória da equipa Sportinguista no quarto set por 25-18.

O jogo ficaria definido no quinto set, a chamada ‘negra’, com um início mais forte do Leixões SC e uma vantagem de 0-3. Mas o Sporting CP voltou rapidamente ao jogo e empatou a quatro pontos, antes de passar para a frente. Num jogo com várias reviravoltas e cujo limite para o set ficar fechado era a primeira equipa a conseguir os 15 pontos com diferença de dois, foi o Leixões SC a fechar nos 15-11, pese embora o enorme esforço da equipa Sportinguista que deixou todo o empenho na quadra, num grande ambiente, com os adeptos Leoninos praticamente a encherem o Pavilhão João Rocha.

A meia final do play-off do título de Campeão Nacional fica remetida para o quinto jogo, a acontecer no dia 8 de Abril, sábado, em Matosinhos. Em caso de vitória, como aconteceu no dia 26 de Março, o Sporting CP alcançará a final.