Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Entrada em falso na final dos play-offs

Por Sporting CP
16 Abr, 2023

Leoas não conseguiram reagir perante a AJM/FC Porto (0-3)

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo, a AJM/FC Porto e caiu por 0-3 no primeiro jogo da final dos play-offs da Liga que decidem o título de campeão nacional – disputada à melhor de cinco jogos. Agora, as Leoas estão obrigadas a vencer um dos dois próximos jogos, ambos disputados no recinto adversário.

Num ambiente digno de jogo grande num Pavilhão João Rocha preenchido por muitos Sportinguistas, as Leoas estiveram sempre a correr atrás do prejuízo, mas sem nunca assumir uma vantagem significativa frente às actuais bicampeãs nacionais. Assim, interrompeu-se também uma série de três triunfos consecutivos frente às rivais azuis e brancas, entre as quais se deu a conquista da Taça de Portugal.

Depois de uma entrada Leonina em falso no set inaugural, onde a potência ofensiva azul e branca se impôs (5-11), a turma de Alvalade foi melhorando com o passar dos minutos, reduzindo, primeiro, a desvantagem para apenas dois pontos (12-14) até, depois, chegar ao empate com o 18-18.

Logo a seguir, as Leoas ainda conseguiram colocar-se a vencer pela primeira vez (19-18), com o Pavilhão João Rocha a rugir cada vez mais alto, mas nesta recta final foi a formação visitante a levar a melhor, vencendo o set por 20-25.

O segundo set começou de novo mais equilibrado, com Thaís Bruzza a mostrar-se no ataque verde e branco (5-4). As margens continuaram sempre curtas e a cair sucessivamente para ambos os lados (10-10). Seria a AJM/FC Porto a descolar, primeiro, com o 11-15, mas rapidamente o Sporting CP voltou a responder (16-16).

Mais uma vez, a discussão seria até bem perto do fim e com as comandadas de Rui Pedro Costa a correrem atrás do prejuízo (20-21). Jady Gerotto resgatou as Leoas com um ponto importante para o 21-23 e manter a luta bem viva, mas dois pontos muito contestados pelo Sporting CP acabaram por decidir o segundo set (21-25).

Com o 0-2 no marcador, a turma de Alvalade ficou sem margem de erro no encontro e era obrigada a reagir de forma a manter-se viva na final. Novamente, o ascendente inicial pertenceu ao conjunto azul e branco (4-8), mas alma Leonina da equipa apareceu quando mais se precisava: Bruzza e Gerotto no serviço reduziram a diferença e Fernanda Rodríguez relançou a discussão (12-11).

Fazia-se de tudo do lado verde e branco para sobreviver no duelo e nunca deixar a AJM/FC Porto distanciar-se no marcador. Numa fase decisiva, Amanda Cavalcanti impôs-se na rede para fazer o 20-20 com um bloco, contudo, foi neste momento final que o set voltou a cair para as visitantes, que com o 23-25 assumiu a primeira vantagem na final.

Agora, Sporting CP e AJM/FC Porto voltam a enfrentar-se no dia 23 de Abril, no Norte do país.

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (9), Bárbara Gomes (9), Vanessa Paquete (2), Amanda Cavalcanti (2), Daniana Esteves, Thaís Bruzza (7), Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli (2), Ana Figueiras, Jady Gerotto (4), Aline Timm (8), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C].