Leão imparável
16 Nov, 2025
Vitória por 3-0 sobre o Castêlo da Maia GC
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal não teve problemas em superar o Castêlo da Maia GC, este domingo, por 3-0 no Pavilhão João Rocha para a quinta jornada da fase regular da Liga.
Num encontro completamente dominado pelos Leões, o resultado expressivo não foi surpresa e chegou os marcadores de 25-17, 25-15 e 25-22 nos três sets.
João Coelho apostou de início em Jan Galabov, Sergey Grankin, Kelton Tavares, Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik e Mads Kyed Jensen, com Gonçalo Sousa e Nicolas Perrén a assumirem as despesas na posição de líbero. A resposta foi imediata e bloco verde e branco fez o primeiro ponto da partida.
Muito forte, o Sporting CP acelerou desde bem cedo, destacando-se um ás de Jan Galabov (5-2) e mais um grande bloco para o 10-5. O Castêlo da Maia GC ainda esboçou uma ligeira reacção, aproximando-se a três pontos (16-13), mas a formação verde e branca voltou a aumentar o fosso, agora com um ás de Sergey Grankin com um grande gesto técnico (18-13) e um belo bloco de Mads Kyed Jensen (20-14).
Sem surpresa, o 1-0 chegou aos 25-17 graças à potência de Jan Galabov.

O segundo set teve uma história semelhante. A partir da primeira vantagem de três pontos, no 7-4, já nada parou o Sporting CP, que só aumentou essa diferença.
Com a ajuda da rede, Kelton Tavares conseguiu um ás (13-7) e o bloco continuou a ser determinante, tendo registado duas acções que resultaram em pontos logo a seguir. Num ápice, o fosso já era de oito pontos (15-7).
Um grande ás de Mads Kyed Jensen fez o 17-9 e, já com Marx Aru e Pedro Abecasis em jogo, o Sporting CP caminhou até ao 2-0, confirmado com um tremendo bloco de Jonas Aguenier para o 25-15.

Finalmente, o último set até foi aquele em que o Castêlo da Maia GC ofereceu uma melhor réplica. Contudo, o início pertenceu ao Sporting CP, que fez o 6-0 com três ases de Mads Kyed Jensen e um belo bloco de Jan Galabov em evidência.
Na resposta os visitantes conseguiram quatro pontos consecutivos, empatando, mais tarde, a sete no marcador. Equilibrado, o duelo nunca esteve, contudo, fora do controlo do Sporting CP, num momento em que Marx Aru (ponto bem concluído no 13-10 e importante bloco no 17-15) foi essencial.
Nos pontos finais, contudo, a superioridade voltou a ser evidente e o set ficou fechado com 25-22, fruto de um ataque de Jonas Aguenier que tocou no bloco e foi para fora. Assim, 3-0 para os Leões.
Na próxima jornada, os Campeões Nacionais visitam a AA São Mamede
Sporting CP: Jan Galabov (14), Marx Aru (4), Sergey Grankin (2), Kelton Tavares (5), Edson Valencia, Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth [C], Jonas Aguenier (7), Jan Pokeršnik (8), Armando Velásquez, Nicolas Perrén [L], Mads Kyed Jensen (14) e Lourenço Martins.
