Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting Clube da Europa

Por Pedro Almeida Cabral
21 Nov, 2019

Mesmo lesionado, João Martinho alcançou duas difíceis vitórias nos quartos-de-final e na final

Eis a Glória. Quando se é bicampeão europeu masculino de clubes em judo, renovando o título conquistado no ano passado, é assim que a crónica tem que começar. Porque já se sabe que para chegar à glória teve de haver esforço, dedicação e devoção. É o trigésimo sétimo título europeu do Sporting Clube de Portugal. Dito assim, por extenso, para avaliar do grau de grandeza do nosso Clube. Do futebol ao atletismo, passando pelo futsal, hóquei em patins, andebol, judo e goalball, são estas as modalidades onde chegámos ao cume europeu. Raros são os clubes em todo o mundo que alcançam a glória continental tantas vezes e em tantos desportos.

Este bicampeonato de judo tem muito que contar. Para começar, foi somente a segunda edição em versão Liga dos Campeões. O que quer dizer que o Sporting Clube de Portugal conquistou até agora todas as edições neste formato mais competitivo. Depois, este triunfo foi conquistado em Odivelas, perante os nossos Sócios e Adeptos, comprovando que a opção de organizar fases finais de campeonatos europeus nos empurra para a vitória. Para a história ficam os nomes dos nossos atletas campeões europeus: Kherlen Ganbold, João Fernando, João Martinho, Nikoloz Sherazadishvili, Jorge Fonseca, David Reis e Frank de Wit.

Se todas as conquistas têm um herói, talvez o herói desta seja João Martinho. Não só por ser um atleta da formação do Clube, como por se ter lesionado, abrindo o sobrolho direito no aquecimento do primeiro dia da competição, sem que isso o tenha impedido de competir. E foi assim que entrou no tatami, com uma improvisada ligadura. Mesmo lesionado, João Martinho alcançou duas difíceis vitórias nos quartos-de-final e na final, frente a Denis Kalinin, atleta medalhado, pontuando um waza-ari no ponto de ouro. Foi este ponto que abriu caminho para Nikoloz Sherazadishvili fechar a competição, com a vitória que valeu a Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.

Glória também para o treinador Pedro Soares, que persegue títulos no judo como ninguém. E, sobretudo, por que me recordo bem das suas palavras de há uns anos, quando ganhámos o terceiro bronze na competição que antes havia, a Golden League: não há limites para um Clube como o Sporting Clube de Portugal. Não há. Não pode haver. Nunca haverá.