Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Bom Fim

Por Pedro Almeida Cabral
16 Jan, 2020

O Vitória FC iniciou uma encenação digna de óscar. Primeiro, rejeitou comprovar que os seus jogadores estavam efectivamente engripados

A semana que passou foi marcada pelo jogo do Sporting Clube de Portugal com o Vitória Futebol Clube, popularmente conhecido como Vitória de Setúbal. Do encontro já reza a história, com três pontos amealhados numa exibição com sinais positivos. Desde o lutador Bruno Fernandes, resolvendo com dois golos, passando por um acertado Wendel, até a Camacho e a sua deliciosa serpentina a assistir o nosso capitão para o terceiro e último golo. 

No entanto, infelizmente, em Portugal os 90 minutos são apenas uma das partes da história de cada jogo. Variadas vezes temos que suportar caricatos episódios que degradam a competição e escondem interesses mal disfarçados. 

Recapitulemos. Sob a ameaça de uma epidemia gripal, o Vitória FC suscitou a possibilidade de adiar. A haver adiamento, teria que ser até final de Fevereiro, por imposição dos regulamentos da Liga. Propôs então o Vitória FC que se realizasse a meio de uma semana de Fevereiro, entalado entre a visita do SC Braga e a recepção ao Portimonense SC. E próximo do jogo europeu do Sporting CP em casa com os turcos do Basaksehir. Naturalmente que este calendário seria prejudicial ao Sporting CP, colocando em causa objectivos do Clube e obrigando a uma pausa competitiva antes do dérbi que, claramente, não seria benéfica. Ao nível profissional em que os clubes da Liga competem, bastaria a mera constatação destes factos para o assunto morrer. 

Mas não. A partir daqui, o Vitória FC iniciou uma encenação digna de óscar. Primeiro, rejeitou comprovar que os seus jogadores estavam efectivamente engripados. Estranho. Depois, enveredou por cancelar o estágio quando tem 36 jogadores inscritos na Liga, incluindo os da equipa de sub-23. Intrigante. Pelo meio, o treinador do Vitória insultou os seus próprios jogadores. Invulgar. No dia do jogo, vimos o Estádio do Bonfim sob um estado de emergência gripal, com apanha-bolas de máscara, para televisões transmitirem. Ridículo. Para culminar, o presidente do Vitória FC permitiu que o Presidente do Sporting CP fosse constantemente provocado e insultado enquanto assistia ao desafio, sublinhando ser esta a contribuição do Vitória para o futebol português. Lamentável. 

Tão bizarras atitudes têm de ter uma explicação. Ao menos parcial. É que pouco ou nada se falou do que tem sucedido no Vitória FC. Em Dezembro passado, demitiu-‑se uma dezena de dirigentes em assumido choque com o presidente vitoriano, obrigando a eleições que se realizam amanhã, e que contam com cinco candidatos, incluindo o actual presidente. Já sabemos que as campanhas eleitorais a muito obrigam. Esperemos, para o bem do Vitória FC, é que esta tenha um bom fim, com o afastamento de quem se quer promover de forma histriónica e canhestra à custa do Sporting CP.