Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Vitória FC [Setúbal]… assim NÃO!!!

Por Tito Arantes Fontes
16 Jan, 2020

Em 1995 o VFC recusou adiar o jogo com o SCP que se realizava no dia do enterro dos Sócios do SCP que tinham caído quando o varandim do antigo Estádio José Alvalade cedeu

O Vitória FC (VFC) montou na semana passada um “circo” a propósito do jogo que tinha com o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL para a Liga NOS.

A comunicação social de um modo geral alinhou e alimentou esse “circo”… colocando o assunto numa espécie de “razão moral” do VFC e o SCP no papel de clube que não tinha dó, nem piedade das mazelas que afectavam esse “David bom” que seria o VFC contra o “Golias mau” que seria o SCP! Uma tristeza!

Recordemos primeiro algumas “histórias” do VFC com o SCP.

Em 1995… o VFC recusou adiar o jogo com o SCP da meia-final da Taça de Portugal que se realizava no dia 9 de Maio, ou seja, o mesmo dia do enterro dos Sócios do SCP que tinham caído quando o varandim do antigo Estádio José Alvalade cedeu, no domingo anterior. Essa meia-final ocorreu no dia do gigantesco e muito emotivo enterro dos nossos falecidos consócios! O VFC não aceitou adiar esse jogo! O enterro foi uma enorme manifestação de pesar Leonina e esse dia ficou perpetuado na nossa memória como o Dia do Leão! Homenagem desde logo e para sempre aos Sportinguistas que morreram nos estádios… Rui Mendes, com o very-light e José Gonçalves e Paulo Ferreira, as duas vítimas do varandim de Alvalade!

Em 2017, o SCP – como era seu direito – chamou dois seus jogadores que estavam emprestados ao VFC e foi montado igualmente um “cafarnaum” por parte do VFC! O SCP tinha esse direito! O VFC não gostou… e “chorou”… já também numa demonstração de lidar mal, muito mal, com os direitos dos outros!

Em 2019, surge este “circo” montado sobre o estado de doença que assolava o plantel do VFC…

Três situações distintas… três distintos presidentes do SCP (Cintra, Bruno de Carvalho e Frederico Varandas)... e sempre o mesmo VFC na má vontade, na farsa, no “circo” contra o SCP!

Importa dizer de modo claro que a Liga NOS é uma prova profissional, regulamentada e na qual a estrutura superior dos clubes profissionais de futebol, ou seja a Liga, define as regras!

E os regulamentos estão do lado do SCP! O VFC pode pedir o que quiser, mas – como é obvio – tem de se sujeitar aos regulamentos das provas!

Certo é que o VFC alegou uma “epidemia” que afectava de um modo geral o seu plantel… uma “gripe”, ao que parece ou algo parecido… certo também é que o VFC não deixou que ninguém confirmasse o estado de saúde dos seus atletas! Nem um médico indicado pela Liga! A posição do VFC resumia-se a um dogma… o “médico do VFC diz que os jogadores estão doentes”… e todos têm de acreditar! Não se viu um atestado médico… nada… o VFC tinha o ónus de permitir uma análise profissional da situação clínica do seu plantel… e não deixou, impediu a mesma… 

Mas, como se sabe, a mentira tem perna curta… vai daí e como já se sabe… os jogadores do VFC, alguns… não todos… apanharam uma intoxicação alimentar… numa mariscada, segundo dizem… a convite do inenarrável presidente do VFC… está percebido o “silêncio”… o “muro” que foi criado para que ninguém independente, ninguém da Liga ou até da FPF, pudesse comprovar o que era alegado… patético, pois, mais este lamentável comportamento do VFC!

Gosto de Setúbal, é cidade onde – com gosto, muito gosto mesmo – vou muitas vezes, mesmo muitas vezes, tem o melhor salmonete do mundo, tem algumas das melhores “grelhas” do planeta! Tem boa gente!

E – por isso e obviamente – não confundo “este” VFC, o clube de JJ, de Conceição e de tantos e tantas outras “figuras” do futebol português, com Setúbal e as suas boas gentes!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S. – Uma palavra sobre as declarações que o Bastonário da Ordem dos Médicos proferiu sobre este caso do plantel do VFC. Que pena, que pena não ter ficado calado! E – já agora –que pena não se lhe ter ouvido uma palavra quando o SCP homenageou, em 7 de Maio de 2019, no Dia do Leão, o Dr. Domingos Gomes, grande médico do FC Porto! Que pena!

 

 

Em 1995 o VFC recusou adiar o jogo com o SCP que se realizava no dia do enterro dos Sócios do SCP que tinham caído quando o varandim do antigo Estádio José Alvalade cedeu