Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Muito mais do que um Clube

Por Miguel Braga *
01 maio, 2020

(...) São jogadores e dirigentes assim que fazem a diferença no campo e fora dele

A primeira vez que estive lado a lado com um guarda-redes do Sporting Clube de Portugal foi algures entre 1983 e 1984, no relvado do antigo estádio José Alvalade, quando tive o privilégio de assistir a um treino específico da posição com o húngaro Béla Katzirz, a poucos metros da baliza. Quando passou por mim, lembro-me de olhar para cima – na altura não era assim tão comum os guarda-redes terem 1,94 metros –, e imaginar a responsabilidade de defender aquela baliza, com as nossas cores. Sim, era mesmo preciso ser um gigante. 

Ver Max em acção, esta semana, em representação do plantel principal do Sporting CP, a entregar em mão, no Hospital São Francisco Xavier, lado a lado com Maria Serrano, do Conselho Directivo do Sporting CP, um vídeo com mensagens de apoio e agradecimento aos profissionais de saúde que têm estado na linha da frente no combate à COVID-19, trouxe-me à memória aquele sentimento. Do lado dos médicos e enfermeiros vi a gratidão por aquele momento, do lado de Luís Maximiano senti a responsabilidade de quem sabe o que é representar a grandeza do Sporting Clube de Portugal. 

Nesse mesmo dia, longe das câmaras e do olhar dos jornalistas, Luís Maximiano e Maria Serrano fizeram outra surpresa a um jovem de 13 anos, a quem a vida tem sujeitado a demasiados infortúnios. Quando percebemos que existem pequenos actos que dão outra luz a uma família que tem lutado com armas desiguais com o destino, temos o dever de continuar a estender a mão do Sporting CP aos que mais precisam. E neste caso, ficou a promessa, do jogador e do Conselho Directivo, que quando ficar melhor, virá a Alvalade na companhia da família. 

Neste período de Emergência que deverá terminar nos próximos dias, a Fundação Sporting desenvolveu um trabalho e um esforço que será, certamente, recordado por muitos. Várias acções, umas colectivas, umas individuais, outras em parceria de força e voluntarismo dos Núcleos do Sporting CP, outras, por fim, mais institucionais, mas todas, sem excepção, com a supervisão e a presença da incansável vice-presidente da Fundação Sporting e membro do Conselho Directivo, Maria Serrano. 

São jogadores e dirigentes assim que fazem a diferença no campo e fora dele. Da mesma forma que um e outra, são muito mais daquilo que aparentam ser, também o Sporting CP será sempre muito mais do que um Clube. 

 

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal