Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O Clube de Portugal

Por Pedro Almeida Cabral
01 Jul, 2020

Quando se escrever uma verdadeira história dos clubes desportivos em Portugal (…) descobrir-se-á que foi o Sporting CP a estabelecer a matriz da prática desportiva no país

1 de Julho não é um dia qualquer. É o dia da fundação do Sporting Clube de Portugal. No momento em que ler este texto, já o Sporting CP alcançou a idade de 114 anos. Desde que se começou a jogar football do campo das Mouras, corria o ano de 1906, até aos desafios no moderno Estádio José Alvalade, como o que será jogado logo à noite, viveram o Sporting CP milhões de atletas, Sócios e adeptos. Quando se escrever uma verdadeira história dos clubes desportivos em Portugal, que exclua os pequenos detalhes que fazem furor, como os anos de fundação (em que, aliás, abundam charlatanices, misturando e confundindo clubes estranhos que desapareceram rapidamente), descobrir-se-á que foi o Sporting CP a estabelecer a matriz da prática desportiva no país.

Nas suas primeiras décadas de vida, o Sporting CP confunde-se com a história do desporto nacional. E isso tem uma razão. A alma da fundação do Clube, como se lê na recente (e excelente) História do Sporting Clube de Portugal de Luís Augusto Costa Dias e Paulo Barata, era, acima de tudo, a prática desportiva enquanto componente fundamental da formação da pessoa humana, tanto de homens como de mulheres. Longe de ser um Clube elitista, reservando a prática desportiva para camadas privilegiadas da sociedade, nessas luminosas páginas fica claro que a ideia de José Alvalade sempre foi a prática do desporto pelas massas, “sem distinção de forças”, como se lê numa carta até agora inédita do fundador do Clube, que os distintos historiadores revelam. Era uma visão muito à frente do seu tempo, que marcou profundamente o desporto português, fazendo com que outros clubes fizessem do nosso Clube o seu modelo. Sempre imitado, mas nunca igualado, é assim o Sporting CP.

Talvez seja esta vocação universal, também presente no vigoroso eclectismo do Sporting CP, com 36 títulos europeus em sete modalidades diferentes, que explica a enorme popularidade do Clube e a forma intensa como o vivem os nossos Sócios e adeptos. Não podemos esquecer que as grandes instituições soçobram quando traem as suas origens. O Sporting CP não será excepção se trair a sua génese de Clube desportivo e formador da personalidade de homens e mulheres. Por isso, no momento em que comemoramos os 114 anos do Sporting CP, é também tempo de recordar o que estava na mente de quem concebeu e fundou um Clube tão grande como os maiores da Europa. E dizer apenas: Sporting CP sempre.