Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Época 2019/2020… 2020/2021… e arbitragem!

Por Tito Arantes Fontes
06 Ago, 2020

(...) Essa mesma comunicação social trata mal e vergonhosamente os temas que dizem respeito ao Sporting CP

Acabou a turbulenta época 2019/2020. Uma época que fica para a história pela COVID, pela paragem de todas as provas, pelos jogos sem público… pela tristeza que a todos esta situação provocou.

Venha, pois, a época 2020/2021! Uma temporada que será seguramente diferente, desde logo porque se inicia muito mais tarde… não no início de Agosto, mas no final Setembro! Mais de um mês depois! E que se desenrolará em moldes que ainda desconhecemos… não sabemos se com ou se sem público… não sabemos, ninguém sabe… nem o Governo, nem a OMS, nem a ONU… ninguém sabe…

Mas sabemos, isso sim, que para uns – os tais que nesta época, como sempre, iam ganhar tudo… a caminho do “penta” segundo há escassos meses apregoava o seu presidente… e que em 2020 não ganharam nada… – isso não importa nada! E – por isso – assistimos diariamente a um “pornográfico espectáculo de saloice” e irresponsabilidade, com notórios momentos narcísicos e uma monumental exibição de incoerência e de gastos de novo-riquismo altamente lesivos da coesão social! E totalmente desproporcionados para o momento de contenção nacional, europeia e mundial em que estamos a viver… todos! Este triste e nefasto espectáculo é – infelizmente e de modo indecoroso – alimentado e suportado por alguma comunicação social que em muitos casos, máxime no “órgão vermelho do “pravda da queimada”, só vem demonstrar – se necessário fosse – o quão a mesma está “capturada” por essa “má moeda”… por esse “mau exemplo”… que, como é público, começa fragosamente a ruir… desde logo, porque tantas e tantas vezes o Ministério Público lhes bate à porta… uma vez atrás de outra… de modo sucessivo e continuo… num verdadeiro corrupio de processos, de investigações, de acusações…

Essa mesma comunicação social trata mal e vergonhosamente os temas que dizem respeito ao Sporting CP. É recordar a capa desse mesmo “pravda” na janela de transferências do último Inverno em que se anunciava a toda a largura da primeira página a venda em saldo da equipa do Sporting CP… afinal só saiu um jogador, o Bruno Fernandes, na segunda melhor venda de sempre do futebol português! E dos outros jogadores… não saiu nenhum! Onde estavam, pois, os “saldos”? Não os vi! Ninguém os viu! O “pravda” também não viu… e de desculpas… alguma primeira página? Nenhuma!

Nos últimos dias, não contente nem satisfeita, essa mesma comunicação social tem-se posto a falar das dívidas do SCP. E – convenientemente, qual agenda escondida – não fala dos créditos! E não fala do que grassa por esse mundo fora, nos clubes de todo o mundo… nos sistemáticos pedidos de escalonamento de dívida que todos apresentam e fazem… no SCP isso é sinónimo de um estado pré-falimentar, nos outros clubes do mundo é sinónimo de “boa gestão”! Haja um pingo de vergonha!

De igual modo, as anunciadas e propagadas contratações do SCP arrastam-se nessa mesma comunicação social, não se concretizando porque o Clube não tem dinheiro… mas, hélas, as contratações de outros, “abençoados” pelo azul celeste e como demonstração da “boa gestão” que têm, anunciam-se que só se fazem depois desse celestial universo ter realizado as elevadas maquias de hipotéticas vendas que deseja fazer… pena, pois, que se usem de modo tão descarado e despudorado “dois pesos e duas medidas”, contraditórios e inversos, para anunciar exactamente a mesma coisa… a necessidade que os clubes nacionais têm de realizar dinheiro para poderem efectuar aquisições! E claro que nem importa falar dos outros… daqueles que contraem dívida, aumentam desmesuradamente empréstimos obrigacionistas, antecipam de modo monumental as receitas de televisão dos próximos anos, quase esgotando essas verbas… e anunciam e alimentam “novelas” sobre jogadores de 33 anos a serem pagos em “suaves prestações” de dezenas de milhões até que os mesmos sejam mesmo quarentões… e isso é motivo de aplauso… estranho mundo este! Em que se valorizam as “cigarras” e se desprezam as “formigas”! Em que o “circo do imediato” e do “show off” é valorizado face a normas e procedimentos de gestão sensata e equilibrada!

Arbitragem – foi divulgada a classificação atribuída na época 2019/2020 aos árbitros pelo Conselho de Arbitragem da FPF (e é bom lembrar que o “famoso” Lucílio – o homem que vê o que não existe e não vê o que existe! – faz parte desta secção de “classificação dos árbitros”)… ganhou o “inefável” Soares Dias… e quem aparece em segundo lugar, quem é? Pois… esse mesmo, a “pinheiral figura”! O homem dos três “abetos”, desculpem dos três pontapés de penálti contra o SCP em Alvalade, esta época, no jogo com o Rio Ave FC… o mesmo que só marca penáltis contra o SCP… e que nunca os assinala – que existiram mesmo! – a favor do SCP! Esta matéria da arbitragem – tema que considero fulcral no combate Sportinguista do passado, de hoje e do futuro, sejam quais sejam os dirigentes do Clube – será objecto de futura e continuada atenção minha, se possível com “balanço recordatório” do que nos aconteceu na época que agora terminou. Temos “factores internos” para a má época realizada, mas também temos “factores externos”!