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Polígrafo Sporting CP

Por André Bernardo
06 Ago, 2020

Os Sócios têm agora uma oportunidade que nunca tiveram: a de decidir uma vez para decidirem todos sempre

“Sporting pondera vender a maioria da SAD”. Poderia ter iniciado este editorial com este título. O impacto mediático teria sido muito superior e estaria a circular à velocidade da luz pelos media e internet. A técnica de colocar um título chamativo é antiga, mas nos dias de hoje ganhou uma nova dimensão devido à escala, celeridade e capilaridade com que se consegue veicular a informação devido à nova era digital. E com ela veio o fenómeno das fake news e o clickbait*.

“Já ouviram as notícias, agora vamos contar-lhes a verdade”. É a frase que dá início a todas as edições do programa “Intermédio” da Antena 3, canal televisivo da nossa vizinha Espanha e lembrei-me da mesma a propósito de várias notícias recentes relativamente ao Sporting CP.

Façamos então um “polígrafo Sporting CP”.

Maioria da SAD. Em primeiro lugar, há que esclarecer que esta Direcção do Sporting CP não pondera vender a maioria da SAD. Considera sim que uma decisão desta natureza, como outras, deve ser decidida por todos os Sócios. Podem ser 10, 80, 100, 500 os Sócios a decidir por toda a restante maioria de Sócios o futuro do Clube ou podem ser todos os Sócios (elegíveis para tal). Há vários temas importantes a rever nos estatutos, mas o i-voting é o mais prioritário porque é o que permite a decisão por parte de todos os Sócios relativamente aos demais.

I-voting não é seguro. É seguro e, sem dúvida alguma, mais robusto que a contagem manual de votos. Acresce que o processo é conduzido por uma empresa externa independente. Aliás, o método é o mesmo que o do voto electrónico que já existe no Sporting CP, mas sem exigir a presença física do Sócio. O que significa que o mesmo tem que se autenticar. Como é feito isto? O Sócio conseguirá aceder à plataforma para votar com um processo de autenticação em quatro parâmetros, tendo que colocar: 1) número de Sócio + 5 dígitos do cartão, 2) número de contribuinte, 3) Username, 4) PIN.

O username e o PIN são enviados ao Sócio em momentos distintos, através de canais separados, precisamente por motivos de segurança. O i-voting é já amplamente utilizado por várias instituições a nível mundial e inclusive governos como o caso conhecido da Estónia (ver artigo nas páginas 18 e 19).

Os Sócios têm agora uma oportunidade que nunca tiveram: a de decidir uma vez para decidirem todos sempre. A alternativa é deixar que uma minoria que pode deslocar-se fisicamente para votar decida por eles. Como sempre, os Sócios decidem. 

Siniša Mihajlović. O Sporting CP pagou a Mihajlović 3 M€. Do valor em causa, entregou 0,75 M€ ao fisco, correspondentes a impostos obrigatórios. O treinador considera que deveria ter recebido os 3 M€ líquidos, sem a dedução, e abriu um processo de execução no Tribunal de Lausanne, exigindo penhora de valores futuros que o Sporting CP tenha a receber da UEFA. O Tribunal ainda não tomou decisão relativamente ao processo por não ter efectuado a respectiva avaliação. O que o Tribunal decidiu foi manter essa penhora até avaliar o fundo da questão, mas apenas isso. Nós mantemos a nossa posição: o pagamento efectuado é integral.

Valor do Plantel. Em termos de balanço, um jogador da formação é contabilizado a zero (ou a custos de renovação). Um jogador contratado é contabilizado ao valor de compra acrescido de custos. Nenhum deles representa o valor de mercado. Um jogador vale aquilo que o Clube comprador paga por ele em determinado momento.

Para efeitos de exemplo, Thierry Correia, por ser da formação, tinha valor no balanço de 44.300 €, e o seu passe foi vendido por 12 M€.

Raphinha, à data da sua venda, tinha um valor contabilístico de 5,2 M€ e no Transfermarkt valia 8 M€, menos 13 M€ do que aquilo por que foi vendido. E hoje, na mesma plataforma, está avaliado em 16 M€, isto é, 5 M€ abaixo do valor de venda.

Ou seja, todos os jogadores da formação que hoje subiram ao plantel principal têm valor de balanço zero, os contratados o valor de contratação (e, como tal, quanto menor o valor da compra, menor o valor). No Transfermarkt basta consultar jogadores como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Matheus Nunes para verificar que não têm valor de mercado. Convém também lembrar que em Março fomos atingidos por uma pandemia chamada COVID-19 e, com base num estudo da KPMG, publicado em Maio, no Financial Times, a estimativa de queda no valor dos jogadores é de 10 mil milhões de euros. Uma rápida consulta e até o Liverpool FC perdeu valor de mercado.

Perda de valor, mas desportivo, teve o Sporting CP com a saída de Bruno Fernandes, que já vai no terceiro prémio consecutivo na Premier League e é o verdadeiro timoneiro da recuperação do Manchester United FC. Muitos Parabéns ao nosso ex-capitão pela performance e pelo bom gosto nas caneleiras!

Portanto, assumimos totalmente a responsabilidade das opções que tomámos, quer na aposta na formação, quer na venda de Bruno Fernandes para assegurar a sobrevivência financeira do Clube, quer nas contratações de treinadores e jogadores que fizemos (bem e mal conseguidas) mas qualquer avaliação e comparação de valor nos parâmetros que tem sido comunicado não faz sentido ou é pura demagogia.

Soccas. A Soccas pediu a insolvência da SAD e perdeu na primeira instância. Existem dois processos “normais”, respeitantes às transferências de Nani e Piccini, relativamente aos quais a Soccas se recusou a negociar sem envolver a questão William. E existe um outro, sobre William de Carvalho, que não se tratou de uma transferência, mas de um acordo global numa altura em que o jogador já não era do SCP, motivo principal pelo qual o Sporting CP considera que, neste caso, não deve nada à Soccas. 

COVID-19. É um facto confesso que o Sporting CP, e o mundo, não ficou imune à pandemia da COVID-19. A Eurostat prevê uma quebra de 16,5% na economia portuguesa, a maior de sempre. Se vínhamos na recuperação da nossa própria pandemia, a restaurar uma situação trágica de liquidez, com a COVID-19 a situação não ficou mais fácil. Para nós e para todos. Mas vamos, com a confiança e ambição Leoninas que nos caracterizam, ultrapassar a situação.

Lançámos no dia 23 de Julho a campanha “Débito Directo Num Minuto” e já temos cinco vezes mais adesões que no acumulado dos últimos cinco anos. Estes e os resultados da Renumeração são o melhor polígrafo da força e vitalidade do Sporting CP de hoje.

 

Clickbait é um termo referente à prática de gerar tráfego na internet através da utilização de títulos sensacionalistas ou enganosos para geração de cliques.

 

Editorial da edição n.º 3781 do Jornal Sporting