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De 1968 a 2021

Por André Bernardo
03 Set, 2020

É crítico voltar ao normal, mesmo que seja um “novo normal” com as devidas cautelas, mas do qual o sector do desporto não deve ser excluído

Em 1968:

Paul R. Ehrlich ficaria célebre pelo bestseller “The Population Bomb” onde previu que centenas de milhões de pessoas iriam morrer à fome nos anos 70 e 80 devido ao fenómeno de crescimento populacional. Felizmente, este prognóstico não se veio a confirmar.  

Dick Fosbury deixava o mundo de boca aberta, revolucionando o salto em altura nos Jogos Olímpicos do México. Desde então, todos os atletas utilizam a técnica de Fosbury, saltando a trave de costas. Mas até então ninguém o tinha feito e a técnica predominante era saltar de frente. Fosbury inovou, arriscou e fez História revolucionando a modalidade.

Vítor Damas agarrava a titularidade da baliza do Sporting Clube de Portugal, tornando-se o número de 1 dos ‘números 1’ de sempre, imortalizando o seu nome na História do Clube e do desporto nacional. O homem que se tornou ídolo e, como os verdadeiros ídolos, sem querer sê-lo.

São três histórias paralelas que apenas coincidem no ano, mas que podemos trazer para 2020.

Época 2020/2021:

“A única coisa que devemos temer é o próprio medo”. Ultrapassada a fase de maior incerteza acerca das consequências da pandemia de COVID-19, parece-me que neste momento a frase do discurso inaugural de Roosevelt, precisamente num contexto pós-crise da “Grande Depressão”, aplica-se na perfeição.

É crítico voltar ao normal, mesmo que seja um “novo normal” com as devidas cautelas, mas do qual o sector do desporto não deve ser excluído. Previsões pessimistas como as de Elrich paralisam o Mundo e nós temos de trabalhar para contrariar esse risco.

1 milhão e 894 mil foi o número de espectadores em Portugal que no passado dia 23 de Agosto assistiram à final da Champions League, registando o melhor resultado do ano de audiências televisivas. Não se pode ignorar a evidência destes números, assim como a contribuição que os clubes e o desporto têm para a melhoria do bem-estar social e da saúde pública. O Sporting Clube de Portugal, como maior potência desportiva nacional, lidera esta contribuição.

Será infelizmente ainda sem público que a 5 de Setembro arranca o Troféu Stromp nas modalidades, tema a que damos destaque nesta edição do Jornal. O Pavilhão João Rocha será o palco deste regresso que tem a marca do ADN do Clube, em homenagem a uma das figuras ímpares da nossa História. Mais uma vez, a força do eclectismo do Sporting CP será representada no campo e pelo Esforço, Devoção e Dedicação dos nossos atletas e treinadores.

Tal como Fosbury nos mostrou, cabe-nos responder ao actual contexto encontrando novas soluções para superar este novo caminho. Por isso, e apesar da incerteza que ainda paira sobre a próxima época, deixo aqui algumas iniciativas que vamos levar a cabo em 2020/2021 e que a seu tempo serão apresentadas com maior detalhe (outras apresentaremos ao longo da época e conforme a evolução do contexto e das decisões governamentais entretanto tomadas):

Novo Cartão de Sócio e Gamebox.  Tal como já anunciado, o novo cartão de Sócio, além de uma nova imagem, reunirá também as funcionalidades de Gamebox Estádio, Cartão de abastecimento Repsol e estará dotado da tecnologia Contactless. Um passo importante na melhoria da experiência do Sócio e da pegada ecológica do Sporting CP, reduzindo a emissão de plástico. Por ser também Gamebox aguardamos a clarificação das condições de público no caso do futebol para iniciar a emissão dos cartões, de forma faseada, já com a nova numeração.

Digital. Lançaremos dois novos projectos digitais, o SportingNumMinuto até ao final do ano, e uma nova Loja Verde Online até ao início da época 2021/2022. O primeiro é um microsite que permitirá, além de se tornar Sócio ou de regressar, efectuar a adesão ao débito directo, pagamento das quotas e subscrição da Gamebox (fase 2) em menos de um minuto com recurso a dois ou três passos, num processo de autenticação com um fluxo de adesão simplificado e desenvolvido sob o conceito de PWA (progressive web app).

Comunicação. O Jornal Sporting retomará a partir do próximo dia 17 de Setembro as edições semanais. Já lançámos uma nova rubrica no YouTube – Inside Sporting – que permite aos nossos seguidores uma visão mais próxima do dia-a-dia do Clube. E para reforçar esta vista mais íntima, avançaremos também para a criação de um podcast.

Merchandising. Das várias novidades destaco por enquanto o lançamento de uma nova linha de “Vintage Limited Editions” que terá início com a réplica de uma camisola icónica em homenagem a uma lenda do Clube. Esta nova colecção, como o próprio nome indica, voltará atrás no tempo, seja para homenagear atletas, como já foi feito com Yazalde, seja para assinalar e recordar épocas de referência.

Marca. Eu Sou Damas, Eu Sou Jordão, Eu Sou Carlos Lopes… Eu Sou Sporting. A História do Sporting CP foi escrita por vários destes nomes. Vamos homenagear estas lendas e imortalizar os seus nomes nos campos da Academia, nas portas de entrada do Estádio e do Pavilhão.

Eles são a referência para os de hoje.

Eles foram verde e branco por fora, e Leões por dentro.

 

Editorial da edição n.º 3784 do Jornal Sporting