Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Eu Sou ADN Sporting

Por André Bernardo
17 Set, 2020

O nosso ADN é o Desporto com causa e continuamos a ser a maior potência desportiva em Portugal

EU SOU:

Desporto. Relata a História que é num encontro ocorrido a 14 de Abril de 1906 que se começa a esboçar a criação do Sporting Clube de Portugal. Encontro organizado pelos chamados “dissidentes”, grupo cujo nome deriva do seu afastamento do Campo Grande Foot-ball Clube, do qual faziam parte. Está na origem desta separação uma visão diferente daquela que os fundadores do Sporting CP consideravam dever ser a finalidade de um clube desportivo, e que tinha na sua origem também uma visão dissidente daquele que era o status quo do desporto em 1906 em Portugal. O Sporting CP nasce assim com um ADN vanguardista na defesa da massificação da prática do desporto, inclusivo das mulheres e dos mais jovens.

O nosso ADN é o Desporto com causa e continuamos a ser a maior potência desportiva em Portugal.

Uma História Interminável. No 2.º filme “Eu Sou” uma criança percorre o Museu do Sporting CP, visualizando as várias lendas do Clube, sonhando alto, até que é transportada para dentro de campo com vários atletas que ostentam nas costas Eu Sou Damas, Eu Sou Manuel Fernandes, etc. Esta História interminável, de atletas que se tornaram lendas, é também o ADN do Sporting CP.

No 3.º filme “Eu Sou” Manuel Fernandes passa o testemunho, através da “marca da garra de Leão” que deixa em Tiago Tomás, e de Mathieu em Eduardo Quaresma.  São eles que se convertem nos ídolos dos mais novos, que escrevem parte da História do Clube e, conscientemente ou não, deixam marcas, fazendo a passagem de testemunho aos mais jovens.

O nosso ADN é a nossa História e a nossa História reflecte o nosso ADN.

Formação. A propósito dos mais jovens já escrevia José Alvalade no seu texto “Lawn-tennis”, que a prioridade da prática desportiva deveria ir para estes – “(…) abandonando-se por completo os que a principiam, esquecendo-se que são estes os que mais necessitam de estímulo”. Os dois únicos jogadores portugueses bolas de ouro, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, foram ambos formados no Clube.  A única selecção portuguesa de futebol que foi Campeã da Europa era constituída por uma espinha dorsal de jogadores formados no Sporting CP, apelidados de “Aurélios” em homenagem a Aurélio Pereira, figura incontornável da História do desporto português. E neste momento é com enorme orgulho que o trabalho de recuperação da formação colhe frutos resultando num recorde de número de jogadores do Sporting CP na convocatória do da selecção nacional sub-21.

O nosso ADN é formação.

Eclectismo. Gravado para a eternidade da História dos Jogos Olímpicos, epítome do eclectismo, estará para sempre o nome de um Leão chamado Carlos Lopes. Medalha de Ouro na maratona dos jogos de 1984 em Los Angeles. É um nome entre muitos do Sporting CP que preenchem a nossa vitrina de títulos das várias modalidades do Clube. Porque o nosso ADN desde a origem é desporto.

O eclectismo sempre caracterizou o Sporting CP desde a sua fundação, na altura o Clube arrancou com quatro modalidades – ténis, futebol, ginástica e atletismo, onde estava incluída a luta de tracção à corda. Actualmente, são mais de meia centena as modalidades existentes, colocando o Clube no topo do eclectismo mundial.

O nosso ADN é ecléctico.

ADN Sporting. Na carta de princípios de 1923 António Stromp escreveu “a nossa vitória no Campeonato de Lisboa não se deve ao valor individual dos componentes da nossa equipa”. Porque o todo é maior que a soma individual das partes. E porque a singularidade do Sporting CP está no seu todo.

O nosso ADN é um todo, indivisível em partes.

E quando vestimos Verde e Branco por fora, carregamos todos este ADN de Leão por dentro. Venha a época 2020/2021.

 

Editorial da edição n.º 3785 do Jornal Sporting