Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Stromp ficou orgulhoso

Por Juvenal Carvalho
24 Set, 2020

Ser do Sporting CP e ter uma história com figuras destas só está ao alcance dos Grandes. E nós somos muito Grandes

“Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor, nós é que devemos sentir-nos honrados por ter esta camisola vestida”.

A frase acima simboliza na perfeição o Homem que a proferiu. O Sportinguista. Alguém que viveu uma vida que, embora infelizmente curta, foi de um Sportinguismo militante tão fervoroso, de uma dedicação tão sem paralelo, que não por caso haveria de eternizar este fundador do nosso Clube como o nosso ‘sócio número 3’.

Cada vez que o nome de Francisco Stromp entra em equação, não existe nenhum Sportinguista que não trema de emoção, que não venere tão distinto Leão.

Numa decisão muito bem conseguida, começou a ser disputado a partir do ano de 2011 o “Troféu Stromp” pelas nossas modalidades. Um troféu que, apesar de carácter não oficial, é de um raro simbolismo para os nossos atletas. Este ano não foi excepção, e a começar pelo voleibol, passando pelo futsal, pelo hóquei em patins e pelo andebol, e terminando no basquetebol, todas as modalidades masculinas não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias e trouxeram para o nosso Museu mais cinco troféus, e todos eles com um denominador em comum, o nome de Francisco Stromp. Além de deixar uma certeza: Estamos competitivos e podem contar connosco para a época que está a começar.

Se assim o foi no sector masculino, também no feminino as nossas Leoas do futsal, do hóquei em patins e do voleibol não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias, e também elas, com que honra, trouxeram para as vitrinas do nosso Museu mais três troféus. Ao todo, somaram-se oito, que, como escrevi no título desta coluna de opinião, deixou o nosso sempiterno Francisco Stromp orgulhoso onde estiver. E com que carga simbólica, todos os nossos rapazes e raparigas de Leão rampante ao peito ergueram de braços ao alto estas oito conquistas, até porque se é bom o Sporting Clube de Portugal ganhar sempre, quando entra em equação Francisco Stromp é, por tudo, ainda mais simbólico. Este “monstro” do Sportinguismo foi honrado. Com ele, e outros como ele, o “Mundo Sabe Que” pelo Sporting Clube de Portugal nós temos amor e somos doentes. 

Ser do Sporting CP e ter uma história com figuras destas só está ao alcance dos Grandes. E nós somos muito Grandes. Somos desde 1906 o Sporting Clube de Portugal, que os fundadores tão bem o preconizaram e acertaram: Grande, tão grande como os maiores da Europa.