Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Arranque no feminino

Por Miguel Braga*
26 Ago, 2021

"Nós, os intervenientes, temos de fazer tudo para que haja um bom espectáculo e as pessoas queiram ir aos jogos", afirma a treinadora Mariana Cabral.

Tudo a postos para o arranque da temporada e para ouvir o apito inicial da Supertaça, marcada para o próximo sábado, no estádio do Restelo, em Belém, quando os relógios marcarem as 17h30. Novas caras, nova treinadora, a ambição de sempre do Clube: “enquanto atletas, vivemos de conquistas, por isso se pudermos começar esta época com a Supertaça e com o nosso público, melhor ainda", afirmou ao Jornal Sporting a capitã Ana Borges. Depois do estágio no Algarve, a equipa ultima os pormenores para entrar em campo na máxima força. E espera contar com o apoio dos adeptos: "O futebol feminino precisa muito de apoio e de visibilidade, por isso nós, os intervenientes, temos de fazer tudo para que haja um bom espectáculo e as pessoas queiram ir aos jogos". Quem o afirma é Mariana Cabral, este ano a liderar a equipa – depois de na época passada ter treinado a equipa B que se sagrou campeã nacional da Segunda Divisão (páginas 14 a 16).

Quem deu o exemplo na semana que passou foi a equipa liderada por Rúben Amorim, com uma vitória por 2-0 frente à Belenenses SAD (páginas 6 a 8). Uma vitória clara, inequívoca, num jogo com apenas um sentido – Antonio Adán que o diga, já que o guarda-redes espanhol não efectuou qualquer defesa durante os 90 minutos – em que o Sporting CP entrou em campo com nove portugueses na equipa titular. E do banco ainda saíram Daniel Bragança, Nuno Mendes, Tiago Tomás e Jovane Cabral. Ao todo, foram utilizados oito jogadores da formação (excluindo Matheus Nunes desta conta). Números que só podem encher de orgulho a nação Sportinguista.

Esta semana foi conhecido o estudo do Observatório do Futebol (do CIES) sobre quem foram os jogadores com menos de 20 anos que mais experiência ganharam em 2021. Destaque para dois jogadores portugueses que estão no top-10: Nuno Mendes em terceiro e Gonçalo Inácio em sexto. Dos oito jogadores europeus destacados no estudo, Inácio é o único que não tem qualquer internacionalização A, sub-23 ou sub-21 – situação que pode mudar já hoje depois de se conhecer a convocatória dos seleccionadores Rui Jorge e Fernando Santos. No referido estudo, Tiago Tomás está na 29.ª posição.

Também no início da semana, o Sporting CP apresentou o guarda-redes João Virgínia (página 10) que começava a despontar na Premier League onde teve oportunidade de treinar com vários guarda-redes internacionais, como Petr Čech ou Jordan Pickford. O que muitos poderão não saber é que Virgínia tem um passado familiar escrito a verde e branco. Para o caso, Manuel Coelho Virgínia, antigo campeão nacional pelo Clube que trabalhou directamente com o Professor Mário Moniz Pereira (página 11). Igualmente, Rúben Vinagre tem história de Leão ao peito. E foi isso mesmo que foi contar ao ADN de Leão, apresentado por Guilherme Geirinhas (página 28), e que estará disponível para o universo Sportinguista na próxima terça-feira, dia 31.

Editorial da edição n.º 3834 do Jornal Sporting

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal