Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A melhor formação do Mundo

Por Miguel Braga *
09 Set, 2021

O Sporting CP venceu o prémio de 2021 da Associação Europeia de Clubes (ECA) na categoria Futebol de Formação.

É um reconhecimento merecido e inteiramente justo de um trabalho multidisciplinar. O Sporting CP venceu o prémio de 2021 da Associação Europeia de Clubes (ECA) na categoria Futebol de Formação. A vitória foi anunciada durante a 26.ª assembleia-geral da ECA, que teve lugar em Genebra, na Suíça. Estes prémios têm como objectivo “promover e recompensar os grandes feitos dos clubes membros que podem servir como inspiração para a comunidade do futebol", segundo a própria ECA.

O modelo de futebol de formação implementado no Sporting CP nos últimos três anos – que assenta no Modelo Centrado no Jogador (MCJ) - é assim elogiado e reconhecido fora de portas, batendo a concorrência de várias equipas e países, nomeadamente do Valencia CF (Espanha), PFC Ludogorets (Bulgária) e Aberdeen FC (Escócia) – as outras equipas nomeadas. Sobre este tema, de referir também referir que desde que o MCJ foi implementado chegaram 16 atletas da formação à equipa principal. Este é o caminho.

No início da semana, lançámos o livro Sporting 20_21, uma obra que pretende guardar para memória futura as conquistas alcançadas ao longo da última época: da bolha imposta pela pandemia no Algarve ao último jogo da época e despedida dos relvados de João Pereira, passando por todas as caras da campanha “Eu Sou” – que viu duas das imagens serem seleccionadas para fazer parte da 200 Best Digital Artists 2020/21 da Archive. Um livro icónico de uma época em que o Sporting CP venceu Campeonato e Taça da Liga – e já em Julho deste ano a Supertaça correspondente – e que, com certeza, orgulha todo o universo Sportinguista.

O próximo fim-de-semana marca o regresso dos clássicos do futebol português, com o Sporting CP vs. FC Porto, e um aumento da lotação do Estádio José Alvalade de 33% para 50%. Pouco a pouco, tentamos regressar à normalidade. Esperamos que a pandemia não obrigue a mais recuos por parte das autoridades. Trabalho, intensidade e concentração são alguns dos ingredientes necessários para a conquista dos 3 pontos. Até à próxima edição do Jornal Sporting, a equipa fará também a sua estreia nesta edição da Liga dos Campeões, mas sendo a nossa preocupação e foco jogo a jogo, ficamos pelo embate com os azuis brancos com dois desejos apenas: vitória do Sporting CP e festa nas bancadas.

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal