Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Três anos depois, um Novo Sporting

Por Frederico Varandas
09 Set, 2021

Afastámos as nuvens que pairavam sobre nós, resistimos à tempestade da COVID e construímos as bases para um futuro vencedor.

Caros Consócios,

Escrevo-vos hoje, no exacto dia em que se cumprem três anos desde que assumimos a Presidência do Sporting Clube de Portugal.

É com enorme orgulho que o faço no nosso Jornal Sporting, também no exacto dia em que damos destaque a um dos maiores reconhecimentos do nosso trabalho nestes 36 meses – o prémio de ECA de Youth Football Award pelo Modelo Centrado no Jogador.

Há três anos, no dia de 9 de Setembro 2018, quando tivemos a honra de assumir a Direcção do Sporting CP, a situação do Clube era bastante diferente.

A sombra do cepticismo pairava sobre nós, a possibilidades de reerguer o Clube num futuro próximo parecia uma quimera e a alteração do ciclo vicioso dos últimos 40 anos afigurava-se uma ilusão.  

O Sporting CP de hoje é um Novo Sporting.

Afastámos as nuvens que pairavam sobre nós, resistimos à tempestade da COVID e construímos as bases para um futuro vencedor.

1096 dias passados e:

ADN Sporting

Resgatámos das nossas origens aquilo que nos faz Ser Sporting e nos distingue dos demais: os nossos princípios e valores. O Sporting CP foi construído por aqueles que olham para a frente com esperança, encarando as situações frontalmente e com realismo, e que visionam um Sporting CP à frente no seu tempo. E fazem-no sem contornar as regras ou quebrar os seus princípios. Se o sistema está mal, lutamos contra o sistema, mesmo que em contracorrente.

Formação

Fomos ao nosso código genético de melhor Clube formador e definimos a formação como um pilar mestre do nosso modelo de sustentabilidade.

O Sporting CP de ontem tinha abandonado a formação, a equipa B e o investimento nos recursos humanos e infraestruturas que lhe dão suporte.

O Sporting CP de hoje é reconhecido novamente como uma referência mundial, como atesta o prémio da ECA.

Hoje a formação do Sporting tem um modelo - o Modelo Centrado no Jogador.

Um novo modelo, Made in Sporting, que tem apenas três anos de vida e cujos melhores frutos virão da sua consolidação no médio-longo prazo.  

Hoje a formação do Sporting tem de novo equipa B, parte fundamental na pirâmide de evolução dos jogadores neste modelo.

Hoje a formação do Sporting tem de novo investimento, que não tinha desde a construção da Academia em 2002.

Requalificámos ainda as instalações do Pólo do Estádio Universitário de Lisboa.

Houve investimento na captação de recursos humanos altamente qualificados para os vários departamentos.

Há uma Unidade de Performance, criação nova que arrancou logo em Novembro de 2018.

Temos uma nova ala de formação e uma nova ala profissional, ambas remodeladas este ano.

Todos os relvados são novos. E temos um novo projecto que desenhámos e submetemos a aprovação em 2019, entretanto já aprovado, para expansão da Academia com novos campos, novos edifícios e novos espaços – uma Nova Academia.

Uma nova Academia que tem uma nova marca à imagem da sua ambição - Academia Cristiano Ronaldo.

Marca Sporting

Iniciámos uma nova era na criação de valor de marca no ecossistema desportivo português.

Eliminámos o muro que separava atletas dos Sócios e adeptos e construímos no seu lugar várias pontes com a criação de conteúdos inéditos.

Pontes que dão a conhecer o lado humano daqueles que tomamos por heróis.  

Lançámos um novo formato de Jornal Sporting.

Criámos a Cidade Sporting sob um novo conceito pioneiro de cidade-museu para atrairmos cada vez mais pessoas, contando com um singular projecto que combina desporto e arte urbana.    

Estabelecemos uma parceria com uma nova marca – a Nike.

Abrimos uma nova Loja, a maior de sempre e de novo no Estádio – a primeira Megastore do Sporting CP. 

Lançámos uma nova Loja Verde Online.

Colocámos novas cadeiras no estádio e verdes, numa consolidação da nossa identidade e do nosso compromisso de melhorar a experiência do Sócio e adepto em todos os pontos de contacto com o Sporting.

Do melhor Sporting Ecléctico em 115 anos

E é assim que em 1096 dias o Sporting CP se reergueu das cinzas, sacudiu a poeira do velho e se libertou do status quo para criar um Novo Sporting. E o epílogo destes três anos resultou numa das melhores épocas dos seus 115 anos de História, numa demonstração de pujança do nosso Eclectismo.

Conquistámos em três anos tantos títulos no futebol como os nossos rivais somam em conjunto.

Passados 19 anos fomos de novo campeões nacionais de futebol.

Em três anos conquistámos variadíssimos títulos nas modalidades, dos quais dez europeus, o que representa mais de ¼ da totalidade (dez em 39 totais).

Erguemos duas Champions League no futsal e conquistámos todos os títulos possíveis.

Fomos bicampeões europeus em hóquei.

Trouxemos o basquetebol sénior masculino de novo ao Sporting passados 24 anos, fomos campeões nacionais e conquistámos duas Taças de Portugal.

Temos ainda um longo caminho pela frente, com enormes desafios recentes causados pela COVID, e somos todos, sem excepção, responsáveis pelo futuro que desenhamos, pela estabilidade que garantimos ao nosso Clube e pelo legado que deixamos. 

Daqui a seis dias disfrutemos de novo da música oficial da Champions League em Alvalade, de novo (quase) todos juntos.

Quero agradecer a todos os atletas, treinadores, elementos de staff e colaboradores por três anos de um Sporting digno, com valores, corajoso e…vencedor.

Viva o Sporting!


Editorial da edição n.º 3836 do Jornal Sporting