Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

FREDERICO VARANDAS… 3 ANOS DEPOIS… e o PRÉMIO ECA 2021!!!

Por Tito Arantes Fontes
09 Set, 2021

Um SPORTING renovado, cada vez mais organizado, pujante, ganhador…

As últimas eleições no SPORTING tiveram lugar no dia 8 de Setembro de 2018… há três anos! Vínhamos – como todos sabemos – de um período de vida do Clube extremamente complicado, muito turbulento, com o foco nos acontecimentos de 15 de Maio desse ano, com a invasão da Academia na sequência da derrota do SPORTING na Madeira, com o Marítimo, que nos atirou para o terceiro lugar da I Liga na última jornada do campeonato desse ano… sem acesso à Champions!

Nessas eleições de 2018 a massa Associativa do SPORTING elegeu Frederico Varandas para seu presidente e – naturalmente – foram também eleitos os demais candidatos aos diversos órgãos sociais que faziam parte da sua lista. Foi um caminho de recuperação e reconciliação do Clube que – nessa altura – foi iniciado. Um caminho com dificuldades, com escolhos, com momentos muito bons e outros difíceis, duros e onde foi necessário ter fibra, ter querer e ter amor ao SPORTING para tudo fazer em prol e defesa do nosso SPORTING! Todos sabemos que a segunda época do mandato de Frederico Varandas foi difícil… com muita critica, com contestação de vários Sócios… com algum desalento até, com cepticismo… e tão cépticos que fomos que até logo colocámos em causa a contratação de Rúben Amorim… afinal certa, ajustada, no momento exacto!

Três anos passados da eleição de Frederico Varandas… que temos? Um SPORTING renovado, cada vez mais organizado, pujante, ganhador… aureolado com vários títulos europeus nos últimos três anos e com vários títulos nacionais em várias modalidades! Nomeadamente no futebol!  Sim, no futebol – a “mola real” do Clube, como todos sabemos – fomos finalmente Campeões Nacionais ao fim de 19 longas épocas… superando o anterior “fosso” de 18 anos entre 1982 e o título do ano 2000!

E - já no inicio desta época de 2020/2021 - que verificamos, máxime no denominado “mercado de transferências”? Que o SPORTING passou de um Clube onde os jogadores queriam sair e rescindiam contratos para um Clube onde os jogadores querem estar, querem vir… somos “chamariz” e “escolha” de figuras cimeiras do futebol espanhol e, concomitantemente, do futebol europeu! Estamos a falar de Sarabia! Mas também de Adán e de Porro! Três internacionais de Espanha, dois deles mesmo na selecção A! Estamos a falar da enorme atracção que o SPORTING neste momento tem para jovens de grande qualidade e de diferentes escalões etários que nos escolhem e procuram… e que vêm quer do mercado nacional, quer de mercados e países de primeira linha do mundo do futebol!

Nesta semana este caminho do nosso SPORTING é coroado com mais um prémio de enorme prestígio: o prémio de 2021 na categoria Futebol de Formação da Associação Europeia de Clubes (ECA)! Este é um prémio a valer, atribuído pelos nossos pares! E não um “arabesco qualquer”… comprado sabe-se lá onde, como e por quanto… É um prémio da e para a nossa renovada, nos seus múltiplos aspectos, Academia!

O caminho que percorremos! O caminho que o nosso SPORTING fez! O caminho de que nos podemos orgulhar!

A verdade é que se nos perguntassem em 8 de Setembro de 2018 onde é que achávamos que poderíamos estar em 8 de Setembro de 2021… pois, nunca, nem nos melhores sonhos, poderíamos sequer imaginar que estaríamos nos patamares em que estamos! É obra! É mesmo obra!

Obrigado, pois, Frederico Varandas! Obrigado pela liderança! Obrigado pela persistência! Obrigado pelo rumo! Obrigado pelos valores! Simplesmente… obrigado mesmo!

VIVA o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!