Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Tanto Sporting, quanto orgulho

Por Juvenal Carvalho
07 Out, 2021

Na semana em que o Sporting Clube de Portugal chegou à quadragésima primeira conquista europeia do seu historial

Na semana em que o Sporting Clube de Portugal chegou à quadragésima primeira conquista europeia do seu historial, esta com a motivação suplementar de ter chegado através do desporto adaptado, com a equipa feminina de goalball a sagrar-se vencedora da Champions League, num clube - o nosso - que além do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória do nosso lema, também tem a inclusão social como bandeira, sendo mesmo incomparável aos demais neste apostar no desporto adaptado, e também aí fazer a diferença pela positiva, e que tanto nos enche de orgulho.

Orgulho é também a expressão para o que sentimos no passado domingo, na longínqua Lituânia, quando Portugal se sagrou Campeão do Mundo de futsal. Claro que não chamo as vitórias do nosso país, atribuindo-as ao nosso clube, mas que é impossível dissociar as mesmas, isso parece-me inequívoco.

Foram sete os Leões que representaram Portugal. Tomás Paçó, João Matos, Zicky Té, Erick Mendonça, Pauleta, Miguel Ângelo e Pany Varela, com a cereja no topo do bolo a passar pelo facto dos quatro primeiros desta lista serem da "cantera", produtos "made in Sporting".

Nada é por acaso, até porque o Sporting Clube de Portugal, como em tanta e tanta coisa tem sido o pioneiro, também no futsal o mesmo tem que ser dito, por ser verdadeiro.

A esta lista, poderia ainda acrescentar o nome de Cardinal, que infelizmente uma grave lesão sofrida ainda na época passada o impediu de ser Campeão do Mundo, e logo ele, que tanto merecia estar neste épico levantar da taça, a mais importante à escala planetária.

Neste êxito, em que já destaquei os nossos atletas, quero também ressalvar os restantes jogadores, que tão brilhantemente representaram o nosso país, independentemente do clube que representam, até porque quando envolve a selecção das quinas isso passa ao lado. Na minha qualidade de desportista, e pese o jogador nunca ter representado o nosso Clube, jamais deixarei de me recordar das lágrimas do "mágico" Ricardinho aquando do hino de Portugal antes do jogo. Um momento épico de alguém que tantos e tantos jogos fez pelo nosso País e que o sente como poucos. Para recordar, e que deve servir de exemplo para os mais jovens, sobretudo para os que agora estarão a iniciar a sua carreira.

Foi assim mais uma semana em que o nosso Clube honrou os seus fundadores. Onde estiverem estarão garbosos e com tanto orgulho do momento vivido pelo Leão rampante, onde ganhar é recorrente não só no plano nacional como internacional.

Ser do Sporting CP é isto. Não se explica...sente-se!