Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

41 e outros números

Por Pedro Almeida Cabral
07 Out, 2021

Foi no passado fim-de-semana que o Sporting Clube de Portugal conquistou o seu 41.º título europeu

41. Foi no passado fim-de-semana que o Sporting Clube de Portugal conquistou o seu 41.º título europeu. As Leoas da equipa feminina de goalball sagraram-se Bicampeãs da Europa, renovando o título conquistado há dois anos. São mais de quatro dezenas de títulos continentais ganhos pelo Clube. O primeiro no ano de 1964, a famosa Taça das Taças do cantinho de Morais. E este último, 57 anos depois. Futebol, atletismo, hóquei em patins, andebol, goalball, judo e futsal são as sete modalidades em que alcançámos a glória europeia. Só nos últimos três anos, o Sporting CP conquistou 11 destes títulos, mais de um quarto do total. O único clube em Portugal que é verdadeiramente ecléctico a nível europeu.

7. Portugal sagrou-se campeão mundial de futsal. Um título que vem na senda de conquistas Leoninas. O percurso europeu do Sporting CP na UEFA Champions League tem sido notável, tendo chegado nos últimos dez anos cinco vezes à final, ganhando os títulos de 2019 e de 2021. Fomos o clube mais representado na selecção com sete jogadores em 16, dominando, por completo, a convocatória. O segundo clube, o Braga/AAUM, estava representado por apenas três jogadores e o SL Benfica por um. Tomás Paçó, Erick Mendonça, João Matos, Pany Varela, Miguel Ângelo, Pauleta e Zicky Té são os campeões mundiais da equipa de futsal do Sporting CP. O nosso Pany Varela foi o homem da final contra a Argentina, marcando dois golos. Para muitos, foi mesmo o melhor jogador da competição. Um título de Portugal, mas com sabor a verde e branco.

4. Já se jogaram oito jornadas do Campeonato Nacional de futebol. O Sporting CP segue a um ponto do primeiro, SL Benfica, disputando a liderança. Se tem havido alguma cerimónia na produção ofensiva, somos, ainda assim, a terceira equipa mais concretizadora. Como já é hábito no futebol do Campeão, não sofrer golos é essencial. Até agora, apenas encaixámos quatro golos, 0,5 golos por jogo. Somos, naturalmente, a equipa menos batida do campeonato, a par do Portimonense SC. Até temos menos um golo sofrido que na temporada passada, na mesma fase da competição. É só continuar assim, melhorando o acerto atacante.

15. Ganhámos perante o FC Arouca na última jornada. 2-1 o resultado final. O primeiro golo nosso é uma extraordinária jogada de futebol em qualquer estádio do mundo. Até ao golo, trocaram-se nada mais nada menos que 15 passes entre dez jogadores, culminando no encosto de Matheus Nunes para as redes adversárias. Arte poética futebolística. Executada por uma equipa que teve mudanças face às opções habituais, com destaque para a titularidade de Daniel Bragança. E que jogava na ressaca europeia da Champions, tradicionalmente um jogo sempre difícil para nós. Neste quadro, só podemos concluir que Rúben Amorim mexe na equipa como há décadas não se via em Alvalade.