Empate em casa do HC Braga
17 Fev, 2026
Igualdade a três golos do Sporting CP na jornada 16 do Campeonato
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou esta terça-feira em casa do HC Braga, por 3-3, na jornada 16 do Campeonato.
Um jogo que termina com uma boa recuperação no marcador da formação Leonina, que esteva a perder por 1-0 e depois por 3-1, neste caso já na segunda parte, mas teve forças para resgatar um ponto num recinto tradicionalmente difícil, em que equipa de Edo Bosch andou muito tempo atrás no marcador.
Foi quase de entrada que o Sporting CP sofreu o primeiro golo, numa grande penalidade apontada por Guilherme Magalhães, ainda não estava decorrido um minuto de jogo. Rafael Bessa foi suspenso dois minutos pela falta que originou o castigo máximo e logo nos minutos iniciais, o Sporting CP teve de jogar dois minutos com menos um jogador.
A equipa Leonina aguentou esse tempo sem sofrer mais qualquer golo, mas já estava obrigada a ‘patinar’ atrás no marcador.
Foi o que fez, sem nunca virar a cara à luta e num lance de grande recorte técnico individual, o Sporting CP chegou ao empate por Danilo Rampulla com 17’34 para o intervalo. Depois os Leões criaram diversas oportunidades, mas sem a finalização procurada.
Com 6’54 para o intervalo, numa recuperação de bola em zona mais adiantada, o HC Braga voltou à vantagem no marcador, por Tomás Santos, para o 2-1 dos donos da casa. Nos primeiros 25’, cada equipa teve uma grande penalidade, mas os guarda-redes levaram a melhor sobre os jogadores chamados à conversão – do lado Leonino, Danilo Rampulla executou um gesto técnico, cuja intenção foi adivinhada pelo guarda-redes da equipa da casa.
No segundo tempo, o mesmo Tomás Santos fez novo golo para a formação bracarense, com 11 minutos jogados. Foi preciso mais uma grande demonstração de carácter e de vontade do Sporting CP, que passou por dificuldades no segundo tempo, mas foi capaz de anular a desvantagem de dois golos. Danilo Rampulla reduziu para 3-2, após assistência de Alessandro Verona, com Rampulla a atirar certeiro, entre o guarda-redes e o poste. Faltavam 14’37 para o final do jogo.
O Sporting CP partiu em busca do empate, criou diversas oportunidades, com um hóquei ofensivo e de muita mobilidade. Teve, também, na baliza Xano Edo, mais uma vez em evidência, ao defender uma grande penalidade, com 7’33 para jogar, em remate de Gonçalo Neto. A alma da equipa Leonina comandada por Edo Bosch resultou no empate, por Henrique Magalhães, após grande lance de Danilo Rampulla. Faltavam sete minutos para o final.
Até ao último apito do jogo, o Sporting CP tentou por várias vezes a reviravolta, com algumas oportunidades, mas não ultrapassou a organização defensiva do HC Braga, que ainda teve uma grande penalidade nos últimos minutos, novamente defendida pelo excelente Xano Edo, que voltou a fazer uma grande exibição.
Empate final (3-3) do Sporting CP na casa do HC Braga. Na próxima jornada, a equipa Leonina recebe o CH Carvalhos, sábado, no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Xano Edo [GR], Gonzalo Romero [C], Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Rafael Bessa, Diogo Barata, Henrique Magalhães, Roc Pujadas, Facundo Navarro, José Diogo Macedo [GR]