José João: "Contente por sentir a evolução dos jogadores"
17 Fev, 2026
Reacção à vitória dos juniores sobre a UD Leiria
No final do triunfo da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre a UD Leiria por 3-0, José João marcou presença na zona de entrevistas rápidas.
Antes de abordar o jogo, o treinador verde e branco começou por falar sobre a acção solidária realizada pela Fundação Sporting e pela Cruz Vermelha Portuguesa - jogadores e árbitros entraram em campo com camisolas alusivas à campanha SOS Leiria com o objectivo de ajudar a população da região. Os donativos podem ser feitos através do IBAN PT50001800080247488902033 ou do MB Way (910 066 081).
"Gostaria de deixar o apreço por esta onda de solidariedade para com as pessoas da região Centro que foram afectadas pela tempestade. Hoje, em conjunto com a UD Leiria e com a equipa de arbitragem, foi um gesto bonito. Uma palavra de muita força para as pessoas que estão a passar por momentos inenarráveis", disse aos meios de comunicação Leoninos, passando depois à análise ao desafio.
"Na primeira parte, conseguimos traduzir a semana de trabalho. Sabíamos como conseguir ferir, com bola, a UD Leiria. Tínhamos de ter uma reacção à perda muito forte porque a UD Leiria é muito vertical e procura a profundidade. Tínhamos de ser rigorosos nos equilíbrios e no passo em frente no momento da perda. Fizemo-lo, chegámos ao golo e podíamos ter feito, se calhar, um pouco mais quando tivemos muitas bolas na área da UD Leiria. O resultado ao intervalo peca por escasso", referiu, continuando.
"No início da segunda parte, a UD Leiria estava melhor do que o Sporting CP porque aumentou muito os níveis de agressividade. Temos de ter mais inteligência prática e saber adequar as decisões ao que o jogo e o adversário estão a exigir. Houve muitos passes para trás e para o lado que deram vida à UD Leiria, mas o segundo golo desbloqueou o jogo para nós. Fico contente por não sofrer golos e por sentir a evolução dos jogadores, mesmo em termos físicos. Tivemos as estreias do Leonardo Varela e do Edgar Sequeira, o que faz parte do nosso processo", adicionou.
Por fim, José João mostrou-se feliz pelo rendimento que o plantel tem apresentado: "O futebol é um jogo colectivo. Todos dependem de todos e o espírito da equipa é visível durante a semana. Fico muito contente por ver que estão a crescer na maturidade competitiva. Todos estão melhores jogadores do que há uma semana e o nosso trabalho é mesmo esse".
Jakub Stasiak, que foi titular, também esteve na zona de entrevistas rápidas e comentou a vitória em Alcochete.
"Sentimo-nos muito bem e jogámos bem. Foi uma semana atípica porque muitos jogadores estavam na Seleçcão Nacional e tivemos pouco tempo juntos para preparar o jogo, pelo que [o resultado] foi muito bom. Tivemos muitas oportunidades e podíamos ter marcado mais golos", disse o defesa-central polaco, de 17 anos, num português de muito bom nível face ao (pouco) tempo que leva em Portugal.